Segurança e Porto de Santos são prioridades do novo capitão dos portos

Capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá pretende incrementar inspeções e cooperar com operações e projetos do cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  31/01/20  -  22:57
Daniel Américo Rosa Menezes (dir.) passa o comando a Marcelo de Oliveira Sá
Daniel Américo Rosa Menezes (dir.) passa o comando a Marcelo de Oliveira Sá   Foto: Carlos Nogueira/AT

Incrementar ações de inspeção naval para aumentar a segurança da navegação e cooperar com as operações e projetos voltados ao Porto de Santos. Estas serão as prioridades do capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá, que assumiu, na manhã desta sexta-feira (31), o comando da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).


O novo comandante vai ocupar o cargo que o capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes ocupou nos últimos dois anos. A troca de comando aconteceu na sede da autoridade marítima, que fica entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos.


Segundo o novo comandante da CPSP, seu objetivo é garantir que a Marinha não seja um entrave para o desenvolvimento, mas sim uma garantia de segurança para a região. O oficial promete avaliar as propostas em andamento para impulsionar as operações do cais santista.


Segundo o comandante, as decisões serão tomadas em conjunto com representes de outros órgãos e da comunidade portuária. “A ideia é estudar propostas em andamento. As portas sempre estarão abertas. Eu acredito muito que as soluções são construídas em parceria com todos. O diálogo é fundamental para que a gente possa chegar a um denominador comum e atingir um propósito que está sendo estabelecido”.


O novo comandante iniciou sua carreira militar em 1991, no Colégio Naval. Durante a sua carreira, exerceu a função de delegado da Capitania dos Portos em Sebastião, no Litoral Norte. Além disso, em 2019, atuou como chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus (AM).


Apesar da carreira extensa, o comandante Sá tem estreita ligação com a região. Na CPSP, o oficial já atuou como imediato.


“Eu retorno à cidade, já servi aqui. Vim para Santos pequeno, me formei aqui e eu sinto muita gratidão em poder, talvez, ter a chance de retribuir à sociedade, ajudar no desenvolvimento, sempre com muita responsabilidade nas questões de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção à poluição hídrica”, destacou o novo comandante da CPSP.


O oficial tem a expectativa de que a autoridade marítima receba novas embarcações. A ideia é ampliar a frota e garantir uma presença maior dos oficiais em patrulhamento na região.


Novo cargo


O comandante Daniel Américo Rosa Menezes, que foi o responsável pela CPSP entre 2018 e 2020, seguirá para o Rio de Janeiro. A partir de março, ele atuará na Diretoria Geral do Material da Marinha do Brasil.


Em seu comando na CPSP, Menezes destaca sua atuação junto às autoridades do setor portuário, e ainda a implantação do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste (GPNSS) no Porto de Santos. “O que nos deu mais satisfação nesse período foi ter tido a oportunidade de investir na melhoria do atendimento ao público, às pessoas que procuram a Capitania para os nossos serviços, também investir na nossa presença nas águas”, destacou o oficial.


Com o GPNSS, foi ampliada a área de fiscalização para 12 milhas náuticas, o equivalente a 22,2 quilômetros da costa. Com isso, a Marinha passou a estar presente em locais onde era difícil a atuação.


“O ganho pessoal também foi extraordinário aqui em Santos. A cidade é extremamente acolhedora. Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas excepcionais, fizemos grandes amizades e isso vai deixar saudades”.


Logo A Tribuna
Newsletter