Rodrimar entra com pedido de recuperação judicial

De acordo com a companhia, a medida visa "'resguardar sua capacidade de operação e de geração de receitas de todas as suas empresas"

Por: De A Tribuna On-line  -  06/06/19  -  13:00
Atualizado em 06/06/19 - 13:21
Despachante aduaneiro, necessidade de reinvenção
Despachante aduaneiro, necessidade de reinvenção   Foto: José Cláudio Pimentel/G1

ARodrimar, proprietária de um dos principais terminais do Porto de Santos, anunciou que entrou, nesta quarta-feira (5), com pedido de recuperação judicial. Em comunicado publicado pelo grupo, a empresa citou a retração econômica brasileira nos últimos cinco anos, a profunda crise no mercado portuário e dificuldades em negociações com alguns credores para justificar a medida


A empresa é uma das citadas no escândalo envolvendo o ex-presidente Michel Temer (MDB) em relação aoDecreto dos Portos, editado em maio de 2017 pelo emedebista. Uma denúncia, oferecida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apontou o pagamento de propina por dirigentes da Rodrimar a pessoas ligadas ao ex-presidente para favorecê-lo no decreto, que prevê a renovação de contratos de arrendamento da área portuária por até 70 anos.


Em abril, três executivos do grupo foram indiciados, junto com Temer, o coronel João Baptista Lima e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. De acordo com a companhia, a medida visa "'resguardar sua capacidade de operação e de geração de receitas de todas as suas empresas".


"O regime de Recuperação Judicial tem por objetivo viabilizar a superação das atuais dificuldades econômico-financeiras, a fim de permitir que as empresas continuem atuando e, com isso, preservar os direitos de todos os interessados. Para a Rodrimar, a concessão da Recuperação Judicial é o início de uma nova etapa, pois ela fornece as garantias e a segurança necessárias para uma negociação ampla e definitiva de todas as pendências com seus credores", disse a nota.


De acordo com a Rodrimar, com as empresas operando sem interrupções, será possível gerar os recursos necessários para atender todas as demandas.


Logo A Tribuna
Newsletter