Representante de empresas da Alemoa lista gargalos no Porto de Santos

Região ainda enfrenta problemas de drenagem, pavimentação e a falta de uma saída de emergência

Por: Da Redação  -  19/07/20  -  23:10
Falta de uma saída de emergência é um dos problemas da região
Falta de uma saída de emergência é um dos problemas da região   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os semáforos inteligentes serão capazes de dar mais fluidez ao trânsito. Mas, além dos gargalos causados pelo excesso de veículos no bairro da Alemoa, no Porto de Santos, a região enfrenta ainda problemas de drenagem, pavimentação e a falta de uma saída de emergência. 


A constatação é do presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), João Maria Menano. Segundo o executivo, pleitos antigos, como a construção de um novo acesso ao Porto de Santos, nunca saíram do papel. 


“A AMA já fez doação de placas de sinalização e drones. Essa mudança nos semáforos vai ajudar muito, mas, na verdade, precisava haver mais acessos. Uma saída de emergência para ser aberta em caso de necessidade”, afirma Menano. 


Para o presidente da AMA, a ideia é a criação de um acesso adicional para garantir segurança, como a entrada de ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros, em casos de acidente na área. 


Segundo o executivo, diversas empresas da região já fizeram doações desse tipo. Entre elas estão a Vopak, a Granel Química e a Stolthaven. No entanto, os investimentos públicos na região são muito menores do que o total repassado pelos terminais, o que impossibilita novos avanços. “As empresas continuam se modernizando e enobrecendo o espaço. Isso vale para os terminais de líquidos, Depots (Terminais de Contêineres Vazios), Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) e transportadoras. Mas são necessários investimentos no entorno”, destaca Menano.


Logo A Tribuna
Newsletter