Projeto apresenta o Porto de Santos para jovens

Após participação, metade passa a fazer planos de trabalhar no setor

Por: Da Redação  -  14/11/19  -  21:58
Simões conversa com adolescentes: Porto Profissões é uma parceria do Grupo Marimex com A Tribuna
Simões conversa com adolescentes: Porto Profissões é uma parceria do Grupo Marimex com A Tribuna   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Dos 695 adolescentes que participaram da segunda edição do projeto Porto Profissões, parceria entre o Grupo Marimex e A Tribuna, 340 veem no cais santista uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Antes da iniciativa, quase todos desconheciam o universo portuário como uma opção de carreira.


A ação, que foi concluída nesta quarta-feira (13), é voltada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Além de conhecerem a rotina da empresa portuária Marimex, os alunos participam de uma palestra motivacional na sede da companhia, no bairro Macuco, em Santos, ministrada pelo professor de Mentoria Profissional para Adolescentes Adriano Simões.


Segundo o professor, em dois anos, o projeto já realizou 40 eventos com mais de 1.600 estudantes atendidos. Apenas neste ano, 20 escolas levaram quase 700 estudantes às instalações da Marimex para conhecer um pouco mais sobre o setor portuário.  


“A gente fez uma pesquisa com eles e, dos 695 que responderam, 49% das profissões que eles querem para a vida deles têm cargos diretos no Porto de Santos. Quando eu perguntei, inicialmente, se eles conheciam as profissões, 73% não conheciam. Os outros 27% conheciam funções como operador de empilhadeira, conferente de carga, um ou outro engenheiro ou especialista em logística”, explicou o professor. 


Esta mudança de rumo, segundo Simões, se deve a um processo que inclui treinamento motivacional e a quebra do medo dos adolescentes. A questão se torna ainda mais importante diante do momento em que os jovens se preparam para entrar no mundo corporativo.  


“Eu não vejo outros projetos fazendo esse trabalho. Daí a importância de mostrar. Eles saem daqui conhecendo as profissões portuárias, sabendo quanto isso pode ajudá-los a seguir esse caminho. Falo muito de exemplos de ex-alunos que estão aí na empresa. Isso, para mim, é o mais gratificante”, afirmou Simões. 


Para a coordenadora da Marimex, Priscilla Palazzi de Pinho Parducci, o projeto Porto Profissões, além de sua responsabilidade social, carrega grande valor sentimental para a empresa.


“A gente sente, quando cada uma das crianças chega, os comentários e o interesse. A gente desperta esse interesse de conhecer a Marimex e ser um funcionário. Perguntam como fazem para serem aprendizes, patrulheiros, menor aprendiz. O projeto é um xodó da empresa. Nosso presidente gosta muito de ver e sentir, principalmente no dia do encerramento, tudo que aconteceu durante o ano. É muita emoção e gratidão pela parceria com o Grupo Tribuna. É muito bom ver esse resultado”, afirmou a executiva.  


Logo A Tribuna
Newsletter