Praticagem pede revisão em protocolo da Anvisa para o coronavírus

Entidade aponta que inspeções de navios procedentes da China devem ser feitas em área de fundeio

Por: Fernanda Balbino  -  18/02/20  -  21:57
Atualizado em 18/02/20 - 22:28
Navio onde tripulantes relataram sintomas de coronavírus deve atracar nesta quarta
Navio onde tripulantes relataram sintomas de coronavírus deve atracar nesta quarta   Foto: Marcela Pierotti/TVTribuna

A Praticagem de São Paulo pediu uma revisão nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir que navios procedentes da China, epicentro do coronavírus, sejam inspecionados em área de fundeio destinada à quarentena, na Barra de Santos. O Kota Pemimpin, onde dois tripulantes relataram sintomas da doença, deve atracar nesta quarta-feira (19) no Porto de Santos.


A previsão é do presidente da Praticagem, Carlos Alberto de Souza Filho. Segundo o prático, que pode ser o responsável pela manobra do cargueiro, a categoria teme contaminações por ser a primeira a ter contato com a tripulação chinesa no Brasil. 


Foram enviados questionamentos à autoridade sanitária, que respondeu apontando a inexistência de riscos de contaminação. “Somos pessoas, cidadãos, temos família e podemos ser vetores de doenças”.


De acordo com Souza Filho, o Regulamento Sanitário Internacional prevê que a Livre Prática, expedida pela autoridade sanitária, autorize a atracação e não apenas as operações no Porto. Ele aponta que isto acontece por conta de uma falha na tradução do documento.


O presidente da Praticagem ainda destaca que a Norman 8, da Marinha do Brasil, aponta a Livre Prática como um documento necessário para a atracação no porto.


“A China é a maior parceira comercial do Brasil. Daqui a pouco, quando começar a safra, nós vamos receber centenas de navios para carregar soja, milho, feijão. E também os grandes porta-contêineres. Esse primeiro navio nos dá oportunidade de questionar isso”, destacou Souza Filho. 


Na opinião do prático, a Anvisa deve ir a bordo e fazer as inspeções durante a estadia no navio na área de quarentena da Barra de Santos. O profissional ainda sugere que o contato com os tripulantes seja feito em convés aberto, para que sejam evitados confinamentos. 


“Nós não temos a chance de evitar esses locais porque entramos, subimos, vamos no passadiço e respiramos o ar que sai do sistema de ar-condicionado central”, afirmou o presidente da Praticagem de São Paulo. 


A entidade garante que fará as manobras de navios com procedência chinesa no Porto de Santos. Mas os práticos usarão equipamentos de proteção individual, que incluem roupas adequadas, máscaras, luvas e óculos de proteção. 


“Fizemos testes de mobilidade e o uso dessas roupas pode aumentar o risco no embarque e no desembarque por limitar a liberdade de movimento”. 


Inspeção


Após a chegada à Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa,  prevista para 13h desta quarta-feira (19), o cargueiro será inspecionado por autoridades que vão avaliar as condições de saúde da tripulação. 


Equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Grupo de Vigilância Epidemiológica (Governo do Estado) e do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig, da Prefeitura de Santos) vão a bordo para avaliar as condições de saúde dos marítimos. Só após esta análise, as operações de carga e descarga serão liberadas no terminal.


Caso seja constatado que um marítimo está com sintomas suspeitos de coronavírus, o navio será colocado em quarentena no Porto. A remoção de tripulante para unidades de saúde só é prevista em casos críticos. 


Neste contexto, os infectados devem ser encaminhados, exclusivamente, aos hospitais Guilherme Álvaro, em Santos, e Emílio Ribas II, em Guarujá, ambos referência em doenças infectocontagiosas.


Logo A Tribuna
Newsletter