Prédio da Diretoria de Operações da Codesp será desativado

Medida visa reduzir as despesas e melhorar a gestão da estatal

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  27/11/19  -  19:24
Novo endereço é na Avenida Doutor Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, 32, no Macuco
Novo endereço é na Avenida Doutor Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, 32, no Macuco   Foto: Codesp/Divulgação

O edifício Engenheiro José Armando Pereira, que abrigava a antiga Diretoria de Operações (Dirop) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), será desativado nesta quarta-feira (27). Os funcionários do “prédio do Tráfego” vão atuar no Macuco. A medida visa reduzir as despesas e melhorar a gestão da estatal. Mas preocupa trabalhadores da autoridade portuária.


O edifício, que fica na Praça Cândido Gaffrée, entre os armazéns 11 e 12A, começou a ser construído em 1910. O local abrigou por muitos anos o setor de Programação de Atracação e Serviços.  


Todos os serviços serão realizados no novo endereço, na Avenida Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, nº 32, no bairro Macuco.


Para o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária, Everandy Cirino dos Santos, a medida é vista com preocupação, pois é possível que o prédio histórico seja afetado por projetos e obras futuras.


A Prefeitura de Santos informou que o edifício está sob proteção integral, desde 2004. Segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), isto significa que suas áreas interna e externa não podem ser descaracterizadas. 


Segundo a Codesp, a destinação do prédio da Dirop “constará de um estudo do patrimônio histórico e cultural de áreas do Porto de Santos”. Por enquanto, ela não comenta o que será feito no local.


Logo A Tribuna
Newsletter