Portuários rejeitam proposta da Codesp e aprovam greve a partir da próxima quarta-feira

Categoria reivindica que a Codesp mantenha integralmente todas as cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho e conceda reajuste salarial de acordo com o índice total da inflação do período

Por:  -  21/06/19  -  13:10
Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira
Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira   Foto: Divulgação/Sindaport

Os trabalhadores portuários rejeitaram, nesta quarta-feira (19), a última proposta de reajuste salarial feita pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), informou o presidente doSindicato dos Empregados na Administração Portuaria (Sindaport),Everandy Cirino.


“Sem avanço nas negociações, a categoria aprovou a greve por tempo indeterminado. Na quarta-feira (26) ninguém entra na empresa e, às 10 horas, faremos uma manifestação na porta do prédio da presidência da Codesp”, avisou o sindicalista.


A proposta que já tinha sido exposta pelo presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho,informalmente ao presidente do Sindaport, na semana passada. De acordo com Cirino, os itens oferecidos foram recusados, pois a categoria entendeu que teria muitas perdas.


Everandy Cirino explicou que, no mês passado, os portuários iam deflagrar a greve, mas como a Codesp decidiu manter a data base e prorrogar o atual acordo coletivo por 30 dias, o movimento foi suspenso. “No entanto, quase um mês se passou e não tivemos avanços com a Codesp. Apesar das conversas com o presidente Tércio, a proposta apresentada pela empresa reduz adicionais que são pagos há anos”, disse o sindicalista.


Cirino destacou que a principal reivindicação é que a Codesp mantenha integralmente todas as cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho e conceda reajuste salarial de acordo com o índice total da inflação do período.


Logo A Tribuna
Newsletter