Porto recebe navio gigante que pode transportar até 12 mil contêineres

Kota Pusaka, de bandeira de Hong Kong, atracou no Tecon Santos, na Margem Esquerda (Guarujá)

Por: Da Redação  -  29/10/20  -  20:28

O Porto de Santos, recebeu, na tarde desta quinta-feira (29) um de seus maiores navios em capacidade de transporte. O Kota Pusaka, de bandeira de Hong Kong, do armador asiático PIL, pode transportar até 11.923 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A embarcação atracou no Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil na Margem Esquerda do complexo marítimo, em Guarujá.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A embarcação tem 330 metros de comprimento e 48,2 metros de largura. O cargueiro veio da Ásia e atracou no terminal para o desembarque de 2.923 TEU. 


Após a operação, o navio partirá para o porto de Paranaguá (PR). Em seguida, na próxima terça-feira (3), o Kota Pusaka vai retornar para o embarque de cargas no Tecon. Ao fim das operações, o cargueiro seguirá viagem para Singapura.


“O Tecon Santos é o terminal com a maior extensão de berço para operação de navios porta-contêineres em Santos, com até 1290 metros de cais disponível. O terminal tem ainda o maior número de guindastes para movimentação de cargas (14 no total – 13 portêineres e 1 MHC) e a maior retroárea para armazenagem de contêineres cheios e vazios (596 mil metros quadrados)”, conta Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil. 


Para receber simultaneamente até três navios de 366 metros de extensão, classe de embarcação que deve chegar ao Porto de Santos a partir do ano que vem, a Santos Brasil está investindo R$ 250 milhões na ampliação do cais acostável, que ganhará 220 metros, totalizando 1.510 metros. Destes, 1.200 metros são destinados ao Tecon Santos e 310 metros ao TEV.


Kota Pusaka pode transportar 11.923 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés)
Kota Pusaka pode transportar 11.923 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés)   Foto: Divulgação/Santos Brasil

Extensão


O maior navio em comprimento a atracar no Porto de Santos foi o conteineiro Hyundai Loyalty, com 340 metros de proa à popa. A embarcação, que tem 45,6 metros de largura, 14,5 metros de calado máximo e pode carregar até 8.600 TEU, atracou na DP World Santos, na Área Continental de Santos. 


Logo A Tribuna
Newsletter