Porto Profissões atende mais de 900 jovens da Baixada Santista

Ideia é mostrar aos estudantes as diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho portuário

Por: Da Redação  -  29/11/18  -  16:41
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Mais de 900 alunos de escolas públicas da Baixada Santista participaram, este ano, pelo projeto Porto Profissões, desenvolvido por A Tribuna e pelo Grupo Marimex, um dos principais operadores logísticos do cais santista. A iniciativa visa mostrar o Porto de Santos como um potencial mercado de trabalho e ainda evitar a evasão escolar.


“Esse projeto é um complemento do Conheça o Porto. Todas as escolas que participam há vários anos se interessaram e tem procurado como uma sequência. O Conheça o Porto é visual, um passeio, e o Porto Profissões tem essa preparação de falar de profissão”, destacou o presidente da Marimex, Antonio Carlos Fonseca Cristiano.


Para o executivo, a ideia é mostrar aos estudantes as diversas possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho portuário e as oportunidades que o setor oferece. “Na Marimex, nós temos atividades diferenciadas, desde operacional, despacho aduaneiro, gerenciamento de importação e exportação, transporte rodoviário. É comum pessoas que começaram como jovem aprendiz e, hoje, são gerentes. No meio do caminho, olharam para a esquerda e para a direita e escolheram o que queriam e onde mais se identificavam”.


Todas as exposições ficam a cargo do professor de Mentoria Profissional para Adolescentes Adriano Simões, coordenador da iniciativa. Segundo ele, o projeto beneficiou os jovens de várias maneiras e essa mudança foi percebida por pais e professores. “Passou por aqui um menino que, com 15 anos, já começou a fazer um curso para se tornar despachante aduaneiro. Uma menina que fala coreano e viu uma possibilidade de ligar isso ao Porto. É gratificante ver que essas coisas nunca haviam passado na cabeça deles, mas que esse despertar veio após o projeto”, disse.


O diretor da Ego Comunicação, Américo Barbosa, aponta essa mudança de pensamento como o principal legado do projeto. “O essencial é o conceito profissão. Mas o mais importante, para nós, é o conceito de fé em si mesmo”, destacou.


Logo A Tribuna
Newsletter