Porto de Santos terá novo sistema digital

Ministérios preparam integração entre o Porto Sem Papel e o Portal Único de Comércio Exterior, criando a Janela Única Aquaviária

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  26/01/21  -  12:00
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo   Foto: Divulgação/Governo do Brasil

O Governo Federal prepara a integração de dois sistemas fundamentais para a entrada e a saída de embarcações no cais santista –o Porto sem Papel (PSP), administrado pelo Ministério da Infraestrutura, e o Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex), sob a responsabilidade da Receita Federal. Os dois serão reunidos na Janela Única Aquaviária (JUA). Ainda não há prazo para o novo programa entrar em vigor.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a pasta da Infraestrutura, a unificação dos sistemas terá um impacto positivo na logística dos portos, aumentando a competitividade do Brasil no setor e desburocratizando processos. Com a JUA, a expectativa, é evitar redundâncias de informações e, assim, o retrabalho de usuários.


O projeto ainda está em elaboração. Na semana passada, foi anunciada a criação do grupo de trabalho conjunto que irá detalhar o planejamento de implemen-tação. Também foram definidos os participantes dessa equipe e, ainda, discutidas as diretrizes de atuação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), braço tecnológico que opera e desenvolve os dois sistemas e que irá operacionalizar a integração.


De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, a Janela Única Aquaviária vai tratar dos procedimentos de segurança e controle da navegação e atracação dos navios nos portos.


“Os projetos Pucomex e Porto Sem Papel iniciaram seus respectivos desenvolvimentos por volta de 2013 e foram criados em versões iniciais de forma isolada, mas sempre se soube que esses dois sistemas teriam de ser integrados no futuro, o que foi finalmente anunciado na semana passada pelo Minfra e pela Receita Federal, com a participação do Serpro. Com essa integração, o Porto Sem Papel passa ser tratado tecnicamente como um dos módulos do Pucomex e, devido a essa nova arquitetura, passará a ser visto como uma verdadeira Janela Única Aquaviária”, disse Caputo.


O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, tomou conhecimento do projeto da Janela Única Aquaviária em reuniões com autoridades federais. Para ele, a medida é uma oportunidade de se reduzir o trâmite físico de documentos, o que já era previsto no Porto Sem Papel, mas não chegou a virar realidade.


“A racionalização e a harmonização de dados do comércio exterior são importantes para a logística e redução de custos”, destacou o presidente da Fenop.


Para o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, qualquer iniciativa que simplifique o processo é bem-vinda. “Pleiteamos um acesso para imputar informações. É esse o modelo que precisamos. Hoje, o que temos é retrabalho”.


Impacto


Para representantes do Ministério da Infraestrutura, a unificação do Porto Sem Papel e do Portal Único de Comércio Exterior vai ajudar o setor. “(A unificação) irá facilitar a vida das empresas que movimentam a economia brasileira”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.


O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, acrescentou que o projeto se integra a outras iniciativas da pasta. “Este projeto gerará maior eficiência para realização das operações portuárias, em conjunto com outras iniciativas para modernização e transformação digital nos portos brasileiros”.


Webinar Porto & Mar 2021


Os projetos do Governo Federal para os portos, como a desestatização do Porto de Santos e a Janela Única Aquaviária, serão debatidos pelo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, no primeiro programa da nova temporada do Webinar Porto & Mar, que será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (28), às 15 horas, pela página do Facebook do Grupo Tribuna e pelo canal do Youtube do Jornal A Tribuna.


Logo A Tribuna
Newsletter