Porto de Santos suspende pedido de doação de estudos

A decisão de suspender o chamamento foi publicada na edição de sexta-feira (12) do Diário Oficial da União

Por: Da Redação  -  13/02/21  -  14:46
Atualizado em 13/02/21 - 15:06
Porto suspende pedido de doação de estudos
Porto suspende pedido de doação de estudos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Autoridade Portuária de Santos (APS) suspendeu o chamamento público aberto para a doação de estudos para embasar a licitação de um terminal de passageiros na região dos armazéns históricos degradados do Valongo. A previsão era de que os trabalhos fossem encaminhados ao Governo Federal no próximo ano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A decisão de suspender o chamamento foi publicada na edição de sexta-feira (12)do Diário Oficial da União.Procurada, a APS não revelou os motivos da suspensão desse chamamento público. Em nota, a empresa afirmou que “republicará o chamamentoúblico para que permaneça aberto em caráter permanente”. A data em que isso ocorrerá não foi revelada.


O plano de implantar um terminal de passageiros no Valongo é antigo. Há quase dez anos, em 2011, a Prefeitura de Santos contratou estudos para a implantação de um complexo de turismo e lazer naquela região. Mas a ideia não avançou e o trabalho nunca saiu do papel.


Atualmente, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, na região de Outeirinhos, conta com apenas um ponto de atracação. Quando há escala de mais de um navio, as embarcações são atracadas em berços das proximidades.


Como consequência, operações de carga e descarga de mercadorias são paralisadas. E os turistas são obrigados a fazer de ônibus o trajeto entre ainstalação portuária e os transatlânticos.


De acordo com os planos da Autoridade Portuária, após 2038, com a finalização do contrato do atual terminal de passageiros, a área deverá serdestinada para granéis minerais de desembarque. Até lá, estão mantidas as operações no Concais.


Além disso, as projeções do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do cais santista, apontam que, em 2040, 844 mil passageiros são esperados a bordo de navios de cruzeiros em Santos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter