Porto de Santos inicia trabalhos de dragagem em berços de atracação

Serviço começou pela Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa. Depois, os esforços serão concentrados em outros berços em que houve deposição de sedimentos e perderam calado

Por: Da Redação  -  02/06/20  -  12:37
Estimativas da Autoridade Portuária apontam que os trabalhos ocorram em aproximadamente uma semana
Estimativas da Autoridade Portuária apontam que os trabalhos ocorram em aproximadamente uma semana   Foto: Luigi Bongiovanni/ Arquivo AT

Começaram, no último sábado (30), os serviços de dragagem de manutenção de berços de atracação no Porto de Santos. Os trabalhos, que são realizados pela DTA Engenharia, foram iniciados pelos berços de atracação da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa. Depois, os esforços serão concentrados em outros berços em que houve deposição de sedimentos e perderam calado.   


As informações são da Autoridade Portuária de Santos. As estimativas da estatal apontam que os trabalhos ocorram em aproximadamente uma semana e sejam validados por batimetria na sequência.   


Além dos berços da BTP, a dragagem será realizada em outros pontos de atracação que sofreram com o assoreamento (deposição de sedimentos). Dos 64, sete perderam calado operacional (limite da profundidade que a embarcação pode atingir sem afetar sua segurança). O problema foi causado pela demora na realização de obras de dragagem de manutenção.      


Entre os pontos de atracação afetados, estão destinados a navios porta-contêineres. O Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá), também foi afetado pelo problema.


Segundo a Autoridade Portuária, os trabalhos na BTP foram iniciados durante as janelas de operação, que são o período entre a saída de um navio e a entrada de outro, quando o berço está livre, para permitir o mínimo de impacto nas atracações. O objetivo é manter o Porto funcionando enquanto os serviços de manutenção acontecem. 


Segundo o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fernando Biral, a obra será realizada de forma coordenada com a programação das embarcações, de forma que toda a logística aconteça sem interferências. “O novo ciclo de dragagem assegura pelos próximos 24 meses as condições de navegação e atracação para que os operadores portuários em Santos possam desempenhar com eficiência o seu importante papel na logística nacional”.


Os trabalhos serão realizados pela DTA Engenharia, empresa que venceu a concorrência para a realização do serviço. O contrato tem prazo de 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter