Porto de Santos fica em quarto lugar em índice de desempenho ambiental da Antaq

Porto de Itajaí (SC) ficou em primeiro lugar. Autoridade Portuária destaca que subiu uma posição no ranking

Por: Da Redação  -  16/08/20  -  00:53
Nova diretoria da Codesp planeja modernizar a gestão do Porto
Nova diretoria da Codesp planeja modernizar a gestão do Porto   Foto: Carlos Nogueira/AT

O porto de Itajaí (SC) conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Já o Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUP) avaliados pelo levantamento do órgão regulador. O Porto de Santos ficou na quarta posição. 


O IDA é aplicado anualmente e, nesta edição, avaliou 31 portos organizados e 92 TUPs por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. 


Entre os TUPs, o terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) ficou em segundo lugar. Em seguida, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC). Na quarta posição, Cattalini Terminais Marítimos em Paranaguá. No quinto lugar, Terminal da Ilha Guaíba (RJ). 


“A primeira posição do Porto de Itajaí não é surpresa. Desde a implantação do IDA, o porto sempre ficou em primeiro ou em segundo lugar”, destacou o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho. Já Porto Itapoá subiu cinco posições em 2019 em relação a 2018. 


O Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar. Já Itaqui (MA), em terceiro. A Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, destaca que subiu uma posição no ranking. 


Para atingir a marca, a estatal destaca ações como o treinamento e capacitação de assuntos de interesse ambiental, a intensificação do acompanhamento sobre emergências ambientais e planos de contingência e a obtenção de parecer favorável do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A intensificação e inovação de ações fiscalizatórias para coibir práticas irregulares potencialmente poluidoras também estão na lista de ações do Porto de Santos.  


Para o diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, o índice é uma ferramenta importante para avaliação da gestão ambiental e da gestão portuária nas instalações. Além disso, a competição fez os portos e os terminais privados aumentarem seus orçamentos para as práticas ambientais. “O IDA gerou uma competição saudável entre as instalações portuárias, que buscam melhorar seu resultado no IDA e as suas ações sustentáveis”.  


Já o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Fernando Biral, destacou a atuação do setor de meio ambiente da empresa, mas afirmou que mira o futuro, “reconhecendo a importância de atuar com protagonismo na expansão e modernização da infraestrutura portuária e aprimoramento da relação Porto-Cidade para obtenção de soluções cada vez mais sustentáveis.


Logo A Tribuna
Newsletter