O porto de Itajaí (SC) conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Já o Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUP) avaliados pelo levantamento do órgão regulador. O Porto de Santos ficou na quarta posição.
O IDA é aplicado anualmente e, nesta edição, avaliou 31 portos organizados e 92 TUPs por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.
Entre os TUPs, o terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) ficou em segundo lugar. Em seguida, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC). Na quarta posição, Cattalini Terminais Marítimos em Paranaguá. No quinto lugar, Terminal da Ilha Guaíba (RJ).
“A primeira posição do Porto de Itajaí não é surpresa. Desde a implantação do IDA, o porto sempre ficou em primeiro ou em segundo lugar”, destacou o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho. Já Porto Itapoá subiu cinco posições em 2019 em relação a 2018.
O Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar. Já Itaqui (MA), em terceiro. A Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, destaca que subiu uma posição no ranking.
Para atingir a marca, a estatal destaca ações como o treinamento e capacitação de assuntos de interesse ambiental, a intensificação do acompanhamento sobre emergências ambientais e planos de contingência e a obtenção de parecer favorável do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A intensificação e inovação de ações fiscalizatórias para coibir práticas irregulares potencialmente poluidoras também estão na lista de ações do Porto de Santos.
Para o diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, o índice é uma ferramenta importante para avaliação da gestão ambiental e da gestão portuária nas instalações. Além disso, a competição fez os portos e os terminais privados aumentarem seus orçamentos para as práticas ambientais. “O IDA gerou uma competição saudável entre as instalações portuárias, que buscam melhorar seu resultado no IDA e as suas ações sustentáveis”.
Já o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Fernando Biral, destacou a atuação do setor de meio ambiente da empresa, mas afirmou que mira o futuro, “reconhecendo a importância de atuar com protagonismo na expansão e modernização da infraestrutura portuária e aprimoramento da relação Porto-Cidade para obtenção de soluções cada vez mais sustentáveis.