Porto de Santos bate recorde de operações no 1º trimestre de 2020

Foi o melhor resultado para o período na história do complexo

Por: Da Redação  -  24/04/20  -  22:15
Porto movimentou mais de 1 milhão de TEU de janeiro a março deste ano, um aumento de 15,4%
Porto movimentou mais de 1 milhão de TEU de janeiro a março deste ano, um aumento de 15,4%   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um total de 31,6 milhões de toneladas de cargas foi movimentado no Porto de Santos no primeiro trimestre deste ano. O volume é 3,9% maior do que as 30,4 milhões de toneladas de mercadorias operadas entre janeiro e março do ano passado. Apesar da pandemia de Covid-19, esse foi um novo recorde registrado pelo cais santista. 


Os dados fazem parte do relatório mensal da Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp. Eles apontam ainda que, no mês passado, 12,7 milhões de toneladas de cargas entraram ou saíram do País pelo cais santista. 


Neste caso, o crescimento é de 12,1%, impulsionado, principalmente, pelas exportações. Os embarques cresceram 14,6%, atingindo 9,7 milhões de toneladas. 


Em março, o complexo soja (grão e farelo), com quase 5 milhões de toneladas movimentadas, cresceu 16,1%. Já no acumulado do trimestre, os embarques somaram 8,9 milhões de toneladas, alta de 1,2%. 


Segundo a Autoridade Portuária, os números são reflexo da forte demanda nos mercados internacionais, favorecido pela logística comprometida na Argentina e pela desvalorização do real frente ao dólar. 


Os embarques de açúcar registraram 1,4 milhão de toneladas no mês passado, um crescimento de 31%, elevando para 3,3 milhões de toneladas o total trimestral, aumento de 14,9%. 


Já os desembarques registraram 3 milhões de toneladas em março, alta de 4,8%, e somaram 9,3 milhões de toneladas nesse primeiro trimestre, um crescimento de 7,5%. 


As importações de óleo diesel/gasóleo alcançaram 224,4 mil toneladas, no mês passado, crescimento de 30,3%, elevando para 657,8 mil toneladas o total no trimestre, alta de 23,2%. 


Já o adubo atingiu 195,9 mil toneladas desembarcadas em março, superando em 27,7% o verificado no mesmo mês do ano passado. Já no trimestre, as operações somaram 1 milhão de toneladas, alta de 17,5%. 


Contêineres


O Porto de Santos atingiu a marca de 1 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no trimestre. Isto representa um crescimento de 15,4% nas operações. No mês passado, foram operados 337.246 TEU. O volume cresceu 7,6% em relação a março do ano passado. 


Segundo a Autoridade Portuária, os primeiros impactos da covid-19 sobre a movimentação dessas cargas começaram a ser sentidos nas duas últimas semanas de março. Isto porque, em média, o tempo de viagem na rota da Ásia até o Porto de Santos é de 45 dias. Maiores impactos são esperados na movimentação deste mês, principalmente nas trocas com Ásia e, possivelmente, com Europa – números que devem ser anunciados no próximo mês. 


“Com o aquecimento no comércio marítimo de diversas cargas, o Porto de Santos mostrou agilidade no recebimento e escoamento das mercadorias e elevada produtividade operacional frente a essa demanda”, destacou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. 


O executivo destaca que Santos conta, hoje, com uma capacidade de atendimento para movimentar de até 162 milhões de toneladas ao ano, para uma previsão de demanda de 136 milhões de toneladas em 2020.


Logo A Tribuna
Newsletter