Porto de Rio Grande registra recorde em meio à pandemia

O principal complexo marítima do Rio Grande do Sul movimentou 1,58 milhão de toneladas a mais no primeiro semestre do ano, com relação ao mesmo período em 2019

Por: Da Redação  -  29/08/20  -  19:15
Porto de Rio Grande registra recorde em meio à pandemia
Porto de Rio Grande registra recorde em meio à pandemia   Foto: Reprodução

Os portos públicos e privados de Rio Grande do Sul registraram, juntos, um crescimento de 1,93% no volume de cargas movimentadas no primeiro semestre do ano, com relação ao mesmo período em 2019, de acordo com a Superintendência dos Portos de RS. Em meio a este crescimento, o complexo do Porto do Rio Grande foi o que mais se destacou, batendo recorde com um incremento percentual de 9,05%.


Nos seis primeiros meses do ano, o resultado positivo do Porto do Rio Grande apontou um aumento de movimentação de 1,58 milhões de toneladas de cargas. Analisando os portos do estado, foram movimentadas 26,8 milhões de toneladas neste período.


Acrescentando na balança os dados de julho, fornecidos pela Superintendência de Portos do RS, o Porto do Rio Grande atingiu uma movimentação geral histórica para o período, com 23.848.178 toneladas de cargas, 6,5% a mais do que o registrado no mesmo período em 2019. 


Além disso, pode-se verificar um incremento de mais de 1,4 milhões de toneladas ante 2019 somente nas exportações do Porto do Rio Grande, um aumento de mais de 11%. O principal destino destas cargas é a China, com mais de 57% de participação.


Ainda falando sobre exportação, de janeiro a julho deste ano, passaram pelo porto rio-grandense mais de 14,8 milhões de toneladas. Desse total, 51% foram de embarque de soja em grão - que resulta em um aumento de movimentação de mais de 20%, em comparação ao ano anterior.


Portos Públicos


Com relação aos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, de responsabilidade da Superintendência do RS, a autoridade portuária identificou uma movimentação de 24 milhões de toneladas nos sete primeiros meses do ano, que correspondem a um aumento de mais de 5%. Já os dados do mês de julho dos terminais privados serão divulgados pela Antaq apenas em setembro.


No Porto de Pelotas, entre janeiro e julho, houve um aumento percentual de 2% no período, com destaque para a movimentação de toras de madeira - que representaram 7,74% das operações. A performance do complexo, nestes sete primeiros meses do ano, foi de 590 mil toneladas.


Na capital do Estado, o Porto de Porto Alegre foi o único dos complexos públicos a registrar decréscimo de movimento. Os motivos da redução, apontados pela autoridade portuária, foram as restrições de calado do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, que já passa por uma dragagem. Nos primeiros sete meses de 2020, foram movimentadas 496.099 toneladas no Porto de Porto Alegre, um total de 160.515 toneladas a menos em referência ao ano anterior.


Logo A Tribuna
Newsletter