Porta-contêineres paralisa operações no Porto de Santos por suspeita de Covid-19

Anvisa determinou que Log-in Jatobá suspendesse os trabalhos. Equipes inspecionaram a embarcação após receber a informação de suspeitas da doença no navio

Por: Fernanda Balbino  -  13/05/20  -  21:33
Atualizado em 13/05/20 - 21:46
Setor portuário tem novas oportunidades de emprego
Setor portuário tem novas oportunidades de emprego   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a paralisação das operações do navio Log-in Jatobá no Porto de Santos. O órgão investiga suspeitas de contaminação por Covid-19 a bordo do porta-contêineres.


Na terça-feira (12), equipes da autoridade sanitária inspecionaram a embarcação após receber a informação de suspeitas da doença no navio. A embarcação já estava realizando manobra para atracação quando a operação foi suspensa. 


Segundo a Anvisa, a inspeção aconteceu durante a tarde e foi encerrada somente às 20h15. A equipe médica contratada pela empresa marítima colheu amostras dos tripulantes para realizar testes laboratoriais. 


Inicialmente, cinco pessoas apresentaram os sintomas da doença, mas a Anvisa aguarda os resultados laboratoriais para confirmar ou descartar as suspeitas. A embarcação e os tripulantes são de nacionalidade brasileira. 


Quarentena 


Os cargueiros MSC Giselle e Bárbara, além do navio de cruzeiros MSC Seaview continuam em quarentena determinada pela Anvisa no Porto de Santos. Nesta terça-feira, não foram registrados novos casos de covid-19 ou desembarques no cais santista. 


No MSC Giselle, há um caso confirmado da doença. Segundo a Anvisa, todos os 23 tripulantes do navio serão testados para Covid-19. A embarcação veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.   


O cargueiro português Bárbara também segue em quarentena no cais santista. Dez tripulantes da embarcação estão infectados por Covid-19.   


Exames mais precisos foram realizados em contraprova ao resultado inicial dos testes rápidos a bordo que haviam apontado dois casos positivos. Com isso, o navio, que está em quarentena desde o último dia 30, ficará no cais santista até o final desta semana.   


Há, ainda, o MSC Seaview retido no Porto de Santos. Neste caso, dos 615 tripulantes, 86 estão com Covid-19. Até agora, segundo a Anvisa, não houve necessidade de desembarcar marítimos para atendimento de emergência e todos seguem a bordo, em bom estado de saúde.


Logo A Tribuna
Newsletter