Polícia Federal simula ocorrências no Porto de Santos; vídeo

Objetivo foi verificar o cumprimento de protocolos previstos no Plano de Segurança Portuária do cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  25/08/20  -  21:02

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (25), exercícios para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária Porto de Santos. Houve simulação de acesso não autorizado e ainda de inserção de drogas em contêineres. A operação também aconteceu nos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC). 


Durante os exercícios, policiais federais simularam o acesso aos complexos portuários sem os devidos elementos de identificação para verificarem o cumprimento dos protocolos de segurança por parte dos funcionários do terminal.  


Foi verificada ainda, a atuação da segurança portuária em casos de ingresso não autorizado de embarcações nos terminais, além da introdução de drogas em contêineres. Também foram realizados, exercícios de retomada da instalação portuária, para treinamento da corporação.


  Objetivo de treinamento foi verificar cumprimento de protocolos (Foto: Divulgação/PF)


A Polícia Federal exerce a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e tem orientado seus esforços para a construção de protocolos de segurança e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code).  


O Código exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os entes públicos e privados dos setores marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças. Medidas preventivas contra incidentes que afetem navios ou terminais também devem ser tomadas por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades.


O Código exige cooperação para detectar ameaças
O Código exige cooperação para detectar ameaças   Foto: Divulgação/PF

Logo A Tribuna
Newsletter