Plataforma P-77 entra em operação na Bacia de Santos

Estatal comemora feito inédito com sete unidades de produção inauguradas em um ano

Por: Marcelo Santos & Editor &  -  20/03/19  -  18:25
Norueguesa ganha aval para explorar Bacia de Santos
Norueguesa ganha aval para explorar Bacia de Santos   Foto: Agência Petrobras

A Petrobras inaugurou nesta terça-feira (19) a produção de petróleo e gás natural da P-77, quarta plataforma a entrar em produção no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.


A capacidade da P-77 é de 150 mil barris diários de óleo e compressão de até 6 milhões de m³ de gás. A produção total da Petrobras é de 2,63 milhões de barris/dia, conforme dados do ano passado.


Somente para dimensionar o aumento de produção, considerando o barril de petróleo a US$ 60 no mercado externo, em um ano, será um faturamento a mais de US$ 3,3 bilhões.


Paralelamente, a direção da estatal comemorou um feito técnico – conseguiu pela primeira vez colocar em operação sete plataformas em menos de um ano.


A primeira delas foi a P-74, em 20 de abril, seguida da FPSO Cidade Campos de Goytacazes, P-69, P-75, P-67, P-76 e agora a P-77. Cada uma tem capacidade de produção de 150 mil barris por dia.


O feito foi comemorado em carta assinada pelos diretores de Exploração & Produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, e de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia, Rudimar Andreis Lorenzatto, enviada aos funcionários.


Segundo os diretores, o processo envolveu profissionais de reservatórios, o gerenciamento de projetos de desenvolvimento da produção, construção de poços, sistemas submarinos, operações, logística e o Centro de Pesquisas (Cenpes), entre outras áreas.


“[A conquista] Reforça o indiscutível diferencial que alcançamos ao trabalharmos naquilo que se tornou, hoje, um território que nos orgulhamos de dominar, a produção em águas profundas e na camada pré-sal”, afirmam os diretores.


Perfil


O campo foi descoberto em 2010. Búzios começou a produzir em abril e conta atualmente com quatro plataforma sem operação.


Conforme o Plano Estratégico da Petrobras, a P-77 é a terceira plataforma a entrar em produção neste ano, do total de quatro previstas até dezembro.


A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), está localizada a 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 1.980 metros.


O projeto prevê sua interligação a nove poços produtores e oito poços injetores. O escoamento da produção de petróleo será feito por navios aliviadores, enquanto a produção de gás será escoada pelas rotas de gasodutos do pré-sal de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter