Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos será tema de audiência pública

Encontro será realizado no próximo dia 18 na Câmara Municipal de Santos

Por: Da Redação  -  12/02/20  -  23:01
As regras foram publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários
As regras foram publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários   Foto: Carlos Nogueira

A proposta de mudança no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos será discutida em audiência pública na próxima quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Santos. A ideia é debater o projeto com sindicalistas e representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da administração municipal.


Está prevista ainda outra reunião, desta vez para evitar que 13 operadores de cais público sejam prejudicados com as mudanças no PDZ. Essas empresas são responsáveis pela movimentação de cerca de 4 milhões de toneladas ao ano. Eles utilizam, hoje, cinco berços públicos. Mas, com as mudanças no zoneamento do Porto, esses operadores não terão mais pontos de atracação disponíveis.


A audiência do próximo dia 18 foi sugerida pelo vereador Francisco Nogueira (PT), que é presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em  Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport). Ele é contra algumas decisões tomadas pela Codesp na revisão do PDZ.


Entre elas, está a destinação de áreas nas regiões de Outeirinhos, Macuco, Estuário e Ponta da Praia para a operação de cargas a granel, principalmente fertilizantes. Nogueira também critica a implantação de dois terminais de celulose nas áreas anteriormente ocupadas pelo Grupo Libra no cais santista.


Segundo a Docas, todas as contribuições feitas durante as rodadas setoriais, realizadas desde 28 de janeiro, serão avaliadas. A empresa informa, ainda, que o PDZ tem até meados deste mês para ser apresentado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a quem cabe a aprovação. “As principais diretrizes da proposta são a eficiência operacional e a integração porto-cidade”, destacou.


Logo A Tribuna
Newsletter