Petrobras descobre óleo na direção de Santos

Produto foi encontrado em reservatórios do bloco Uirapuru, a cerca de 200 km da costa

Por: Da Redação & Com informações da Agência Brasil &  -  03/04/20  -  21:44
ANP espera realizar ainda este ano mais dois leilões: de cessão onerosa e de oferta permanente
ANP espera realizar ainda este ano mais dois leilões: de cessão onerosa e de oferta permanente   Foto: Divulgação/Petrobras

A Petrobras descobriu óleo em reservatórios porosos do primeiro poço do bloco Uirapuru (SS-AUP2), situado a cerca de 200 quilômetros da costa da cidade de Santos. Fica no chamado polígono do pré-sal, na Bacia de Santos, e o poço está a 1.995 metros (quase dois quilômetros) de profundidade, em uma área conhecida informalmente como Araucária.


Em nota, a estatal confirmou a descoberta nesta quinta-feira (2). A Petrobras acrescentou que os dados do poço serão analisados e, a partir das informações, será possível direcionar como será a exploração na área e avaliar o potencial da descoberta.


O volume de Uirapuru é estimado em 7,8 bilhões de barris de petróleo, de acordo com documento elaborado pela Superintendência de Definição de Blocos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).


A gestora do bloco é a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA, empresa do Governo Federal). A operadora é a Petrobras, que possui 30% de participação, em parceria com ExxonMobil (28%), Equinor (28%) e Petrogal (14%).


Esse consórcio, formado por Petrobras e pelas demais empresas com percentual no bloco, ofereceu 75,49% de excedente em óleo – a parcela da produção de petróleo e de gás natural a ser repartida entre o Governo e as empresas, que resulta da diferença entre a produção total e as parcelas relativas ao custo em óleo e a royalties.


O bloco Uirapuru foi adquirido na quarta rodada de partilha de produção, realizada em junho de 2018. Nesse sistema de partilha, a empresa vencedora é a que oferece à União o maior percentual de excedente em petróleo e gás natural produzidos.


Em detalhes


A Bacia de Santos se localiza no Sudeste da margem continental brasileira, defronte aos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.


Ela se limita ao sul pelo Alto de Florianópolis (SC), que a separa da Bacia de Pelotas, e ao norte é limitada pelo Alto de Cabo Frio, que a separa da Bacia de Campos (RJ).


Com área total de 352.260 km² até a lâmina d’água (profundidade) de 3 mil metros, a Bacia de Santos é a mais extensa bacia costeira do Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter