Pátios de caminhões do Porto de Santos têm novas regras

De acordo com a Autoridade Portuária, normas facilitam credenciamento de futuras instalações

Por: Da Redação  -  31/03/21  -  09:02
Complexo santista conta com cinco pátios reguladores
Complexo santista conta com cinco pátios reguladores   Foto: Foto: Alexsander Ferraz/AT

As normas para o credenciamento e a exploração de pátios reguladores de caminhões no Porto de Santos foram modernizadas pela Autoridade Portuária de Santos (APS). A ideia é melhorar o atendimento aos caminhoneiros que atuam no cais santista. Agora, as empresas não têm mais a obrigação de disponibilizar um mínimo de vagas, nem contar com postos de abastecimento, entre outras condições constantes do regramento anterior.


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De acordo com a estatal, o objetivo é que os pátios reguladores forneçam um ambiente seguro para os usuários, com locais para refeições e número mínimo de banheiros, de acordo com as vagas. As instalações devem seguir as determinações da Portaria nº 1.343/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que trata das condições mínimas de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos caminhoneiros.


Além dessas questões, os pátios devem contar, na recepção dos caminhões, com leitores de placas automáticos e um sistema on-line interligado com o sistema de agendamento de caminhões do Porto, integrando os registros de entradas e saídas de caminhões. E ainda deve haver vigilância permanente, água gratuita e áreas de descanso.


Hoje, cinco pátios reguladores estão credenciados para atender o fluxo de veículos que seguem em direção ao Porto de Santos. São eles o Ecopátio, o Pinhal Rodopark e o Ceparking, em Cubatão, o Logispot, em Sumaré, e o Cutrale, em Cordeirópolis. Juntos, disponibilizam 2.405 vagas para caminhões.


Segundo a Autoridade Portuária, a modernização das regras também busca desburocratizar o processo de credenciamento, facilitando o ingresso de novos pátios para os caminhoneiros do Porto. Segundo o diretor de Operações da empresa, Marcelo Ribeiro, a norma antiga impunha uma série de restrições e exigências que só contribuíam para criar uma barreira econômica aos interessados em explorar o serviço, além de reduzir a atratividade do negócio. “O resultado é que, ao longo dos anos, tivemos mais de uma dezena de empresas interessadas, mas poucas realmente conseguiram satisfazer as exigências”, afirma o diretor.


Atualização


Segundo o executivo, o trabalho de reformulação das regras foi iniciado no ano passado. Dentro da logística de chegada ao Porto, esses pátios atuam em complemento ao sistema de agendamento, melhorando a fluidez na vinda dos caminhões. Em situações de contingência, funcionam como “pulmões” para receber os veículos que trafegam nas estradas com destino ao cais.


Conforme a Autoridade Portuária de Santos, os pátios devem apresentar atualizações sobre alterações na capacidade estática das instalações, informações sobre a quantidade reservada de vagas por terminal e, ainda, dados de ocupação dos estacionamentos, sempre que forem requisitados.


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