Novo comandante quer ampliar patrulhamento no Porto de Santos

Capitão de fragata Rafael Burlamaque assumiu o Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, com sede no Porto, na quinta-feira (26)

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  29/09/19  -  15:43
Comandante Burlamaque atuou em missões no Líbano e na Namíbia
Comandante Burlamaque atuou em missões no Líbano e na Namíbia   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Experiente em missões internacionais, o novo comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste (GPNSS), capitão de fragata Rafael Burlamaque, pretende estreitar ainda mais a relação com órgãos ligados à segurança pública na região. Com isso, quer intensificar as ações de patrulha naval nas proximidades dos portos de Santos, São Sebastião (Litoral Norte de SP) e Paranaguá (PR). 


Burlamaque assumiu o cargo na última quinta-feira (26), em cerimônia realizada na sede do Grupamento, que fica ao lado da sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), no Cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29 do cais santista. Ele ficará à frente da unidade militar pelos próximos dois anos. 


Neste período, segundo o oficial, sua principal meta é intensificar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente e evitar o tráfico de drogas na área de jurisdição do Grupamento. Isto inclui as proximidades do Porto de Santos e também uma distância superior a 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros) da costa dos estados de São Paulo e Paraná.


“As nossas operações são sempre feitas em conjunto com outras agências, sempre apoiando no que for preciso, na área marítima, a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis), a Polícia Militar Ambiental” , destacou o oficial. 


O comandante Burlamaque tem experiência em lidar com diversos órgãos. Antes de chegar ao Porto de Santos, ele atuava em uma missão internacional, como parte da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). 


O objetivo desta missão é impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos naquele país, além de contribuir para o treinamento da marinha libanesa. “Lá, nós fazíamos interdição de área marítima com outras forças, outros países. E aqui nós temos interação com outros órgãos. Essa é uma experiência que dá para trazer para cá, implementar e melhorar ainda mais as relações”. 


Antes de sua atuação no Líbano, entre 2012 e 2014, o oficial participou da Missão de Assessoria Naval na Namíbia.


Recomendações


O ex-comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, o capitão de mar e guerra Carlos Marden Soares da Silva, assumirá o posto de chefe de Estado-Maior no 8º Distrito Naval, na Capital, uma função de assessoria direta ao comando. Mas deixou recomendações ao seu sucessor. 


“Espero que o próximo comandante possa dar continuidade e intensifique efetivamente os patrulhamentos no canal do Porto de Santos. Foi esse o nosso objetivo”, destacou o comandante Marden.


Logo A Tribuna
Newsletter