Navis é adquirida por fundo de investimentos e prevê novas ferramentas

Transição do grupo Cargotec para a Accel-KKR será concluída neste semestre

Por: Fernanda Balbino  -  27/03/21  -  12:46
Transição da Navis deverá ser concluída até o fim do mês
Transição da Navis deverá ser concluída até o fim do mês   Foto: Matheus Tagé

A Navis, maior empresa de tecnologia voltada ao setor portuário, do grupo Cargotec, foi adquirida por um fundo de investimentos, a Accel-KKR. O processo de fechamento do negócio foi concluído e, até o final do primeiro semestre deve ser concluída a transição da empresa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Trata-se do software que permite maximização do desempenho e redução do risco nas atividades portuárias, independentemente do tipo de carga. A empresa garante melhor visibilidade, velocidade e resultados de negócios mensuráveis. Isto pode ser garantido através do rastreamento de mercadorias em um terminal, melhorando a segurança da embarcação e a capacidade de carregamento. Ou ainda, otimizando o planejamento da rede ferroviária e a utilização de ativos, automatizando operações de equipamentos ou gerenciando várias instalações portuárias por meio de uma solução integrada e centralizada.


A decisão de vender a Navis foi revelada no ano passado pela Cargotec. Porém, os planos foram interrompidos por conta da pandemia de covid-19. E só agora o processo foi concluído.


A Accel-KKR é uma empresa de investimentos focados em tecnologia. A ideia é que, agora, a Navis se torne um negócio mais atratativo e sustentável nos próximos anos. Conforme apurado pela Reportagem, isto significa dizer que a empresa pretende se preparar para uma nova fase, verificando atualizações necessárias e as expectativas do mercado em relação à evolução da tecnologia no setor portuário.


Segundo um executivo da empresa, tudo se mantém como está nos próximos meses. A previsão é de que o processo e transição para a nova empresa seja concluída ainda neste semestre.


Concorrência


“O Navis foi por muito tempo o melhor do mercado, mas outros softwares concorrentes estão surgindo, como o CyberLogiTec, que é um TOS (Terminal Operating System) baseado em inteligência artificial e outras plataformas 4.0. Não sabemos se essa venda da Navis ao fundo de investidores significa se estão saindo da área ou apostando em aprimoramento externo”, afirmou o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (Abtra), Angelino Caputo.


Logo A Tribuna
Newsletter