Navio sofre avaria no casco e ameaça afundar no Maranhão

Embarcação carregada com minério de ferro precisou ser encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa

Por: Da Redação  -  26/02/20  -  21:52
Embarcação sofreu uma avaria após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA)
Embarcação sofreu uma avaria após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA)   Foto: Reprodução/Whatsapp

O navio 'MV Stellar Banner', operado pela Vale, sofreu uma avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24). Para evitar um naufrágio, a embarcação foi encalhada em um banco de areia a cerca de 100 quilômetros da costa. 


O cargueiro transporta 300 mil toneladas minérios brasileiros que serão enviados para Qingdao, na China. A embarcação tem 340 metros de comprimento e 55 metros de largura. 


Em uma distância de aproximadamente 65 milhas náuticas do porto, cerca de 120 quilômetros do canal de acesso, o comandante do navio percebeu entrada de água em um dos compartimentos de carga. 


Logo em seguida, o oficial pediu apoio em terra e passou a buscar um banco de areia para evitar um naufrágio. Por medida de precaução, os 20 tripulantes foram removidos com segurança. Depois, o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís.
 
A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale destaca que “está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”.


Procurada, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foram identificados dois vazamentos na embarcação. Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento. 


Plano 


Na manhã de terça-feira (25), foi realizada uma reunião com o agente marítimo responsável pela embarcação, além de representante da Vale, da autoridade portuária e dois membros da empresa Ardent Global, contratada pelo armador para apresentar o plano de salvatagem de embarcação.
 
A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.


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