Navio MV Seajoy entra em quarentena no Porto de Santos

O graneleiro, que tem bandeira de Malta, operou no cais do armazém 39, na Ponta da Praia, entre os dias 19 e 21 do mês passado

Por: Fernanda Balbino  -  07/07/20  -  11:01
Há vagas para pessoas com deficiência; oportunidades para atuar como analista são maioria
Há vagas para pessoas com deficiência; oportunidades para atuar como analista são maioria   Foto: Divulgação/ Creative Commons

Um navio está em quarentena no Porto de Santos. O MV Seajoy tem tripulantes contaminados com Covid-19 e deverá ficar no complexo marítimo nos próximos dias. Em paralelo, continuam na cidade três navios de cruzeiros.  


De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, o graneleiro, que tem bandeira de Malta, operou no cais do armazém 39, na Ponta da Praia, entre os dias 19 e 21 do mês passado. 


Nesta data, ele foi deslocado para a Barra de Santos, onde deve permanecer até hoje. A remoção aconteceu após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O cargueiro está carregado com 63.520 toneladas de soja.  


Segundo a autoridade sanitária, inicialmente, dois tripulantes testaram positivo para a doença. Os casos foram confirmados após exames PCR, que são os mais precisos. 


Navios de cruzeiro 


Quem passa pelas proximidades do Porto de Santos costuma estranhar a presença de navios de cruzeiro na Cidade durante o inverno. Esta é uma das consequências da pandemia de covid-19. 


MSC Poesia, MSC Seaview e o MSC Musica permanecem fundeados na Barra. O primeiro atracou no Porto de Santos para reabastecimento neste final de semana. Segundo a Anvisa, atualmente não há casos da doença nessas três embarcações.  


De acordo com a autoridade sanitária, a permanência dos navios de passageiros no Porto de Santos é uma decisão da própria armadora. “O MSC Poesia, assim como os outros navios da MSC Cruzeiros que permanecem em Santos durante a paralisação temporária das operações da Companhia em todo o mundo, realiza atracações periodicamente no Porto de Santos para reabastecimento e outros serviços operacionais regulares, bem como para provisões frescas”, destacou a empresa, em nota. 


A armadora destaca, ainda, que não há casos de covid-19 a bordo dos navios. “O MSC Poesia, o MSC Seaview e o MSC Musica permanecerão no Brasil até uma definição sobre a retomada das operações. Essa decisão será tomada quando for a hora certa e em linha com os requisitos das autoridades de saúde competentes”.


Logo A Tribuna
Newsletter