Navio Log-In Jatobá deve continuar no Porto de Santos após inspeção da Anvisa

Segundo o órgão, 13 marítimos ainda estão com covid-19 na embarcação

Por: Fernanda Balbino  -  28/05/20  -  00:41
MP 945 amplia funções da Antaq
MP 945 amplia funções da Antaq   Foto: Sílvio Luiz

O porta-contêineres Log-In Jatobá foi inspecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permanecerá no Porto de Santos. A liberação da embarcação dependia dos novos resultados de testes feitos em tripulantes do cargueiro. Segundo o órgão, 13 marítimos ainda estão com Covid-19.


A vistoria aconteceu, nesta quarta-feira (27), pela manhã. Ela foi agendada após o fim da quarentena imposta pela Anvisa após notificação de casos de covid-19 na embarcação.


Inicialmente, dos 21 tripulantes, 15 contraíram a doença, inclusive o comandante do Log-In Jatobá. Por conta disso, o porta-contêineres ficou em quarentena por 14 dias no cais santista. O prazo terminou na última terça-feira (26).


Durante a inspeção, a Anvisa coletou novas amostras dos 21 tripulantes. Destes, 13 estão infectados. O órgão, então, solicitou que seja feito exame do tipo PCR nos 13 tripulantes que tiveram resultado positivo. Trata-se do teste em que o material coletado é analisado em laboratório e possui maior precisão.


Além do Log-In Jatobá o navio Cap San Lorenzo também permanece impedido de operar no Porto de Santos.  Neste caso, ainda são aguardados os resultados dos exames coletados em tripulantes do porta-contêineres.


Resposta


Em nota, a Log-In Intermodal destacou que, "embora tenha uma forte preocupação com seus clientes, muito mais do que seguir ou não viagem, nesse momento, em que uma pandeia acomete nosso país, a principal preocupação é com a saúde de sua tripulação". 


A empresa destacou que "é importante salientar que após cumprir o a quarentena de 14 dias (tempo que corresponde ao curso natural da doença), todos os tripulantes que se encontram a bordo do navio, incluindo os testados anteriormente positivos, não apresentam sinal da doença ativa, o que assegura que seu principal ativo (sua gente) está sendo bem cuidado". 


Confira a nota na íntegra


Embora a Log-In Logística Intermodal tenha uma forte preocupação com seus clientes, muito mais do que seguir ou não viagem, nesse momento, em que uma pandeia acomete nosso país, a principal preocupação da Log-In é com a saúde de sua tripulação.  É importante salientar que após cumprir o a quarentena de 14 dias (tempo que corresponde ao curso natural da doença), todos os tripulantes que se encontram a bordo do navio, incluindo os testados anteriormente positivos, não apresentam sinal da doença ativa, o que assegura que seu principal ativo (sua gente) está sendo bem cuidado. 


Desta forma, mesmo que os resultados dos testes rápidos, realizados hoje, sejam perfeitamente normais, já que essa modalidade de teste sorológico revela se a pessoa teve ou não contato com o vírus -  o que já foi comprovado pelos primeiros testes -, a Log-In continuará seguindo as recomendações da Anvisa e aguardará os resultados do exame do tipo PCR, que serão realizados amanhã.


Assim que tivermos mais informações a respeito, enviaremos a vocês.


Caso queira entender um pouco mais do teste, tem umas informações bem legais no site da Anvisa, que podem ajudar. Também me avise se tiver alguma dúvida que podemos tentar te ajudar de alguma forma.


Logo A Tribuna
Newsletter