Navio-escola 'Brasil' chega ao Porto de Santos

Embarcação será aberta para visitação no domingo (30), a partir das 14h30

Por: De A Tribuna On-line  -  28/06/19  -  19:02
Navio-escola 'Brasil' atracou na manhã desta sexta-feira (28) no Porto de Santos
Navio-escola 'Brasil' atracou na manhã desta sexta-feira (28) no Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

O navio-escola "Brasil" atracou nesta sexta-feira (28) no Cais da Marinha, no Porto deSantos. Segundo a Marinha do Brasil, a embarcação é subordinada ao Comando da Força de Superfície, e nessa visita a Santos realiza exercícios operacionais e adestramento da tripulação.


O navioestará aberto ao público neste domingo (30), das 14h30 às 16h45. A entrada é gratuita. O Cais da Marinha, sede da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), está localizado entre os armazéns 27 e 29, na Avenida Perimetral, s/nº, no bairro Macuco.


O “Brasil” permanece no Porto até a próxima segunda-feira (1º).


Sobre o ‘Brasil’


O navio-escola “Brasil” possui 130,25 metros de comprimento total e 6 metros de calado, e pode pesar até 3.700 toneladas. A embarcação foi a terceira da Marinha do Brasil a ostentar o nome em homenagem ao país. Foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).


De acordo com a Marinha, as viagens, denominadas ‘comissões’, têm o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o ciclo escolar; aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais; e representar o país e as Forças Armadas nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com nações amigas.


Durante as Viagens de Instrução de Guardas Marinhas, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, realizando, dessa forma, uma importante fase de adaptação à vida de bordo.


Ao término da viagem, os guardas-marinha são nomeados segundos-tenentes e distribuídos pelas diversas organizações militares da Marinha no território nacional, respeitando as especificidades de suas qualificações.


Logo A Tribuna
Newsletter