Navio entra em quarentena no Porto de Santos após confirmação de casos de Covid-19

Porta-contêineres Log-In Jatobá tem 14 marítimos infectados pela doença. Outras três embarcações seguem retidas no cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  14/05/20  -  21:14
Atualizado em 14/05/20 - 21:41
Esta é a edição nº148 da coluna Porto & Oportunidades
Esta é a edição nº148 da coluna Porto & Oportunidades   Foto: Carlos Nogueira/AT

Dos 21 tripulantes do porta-contêineres Log-In Jatobá, 14 estão contaminados com Covid-19. A embarcação segue atracada no Porto de Santos, em quarentena determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  


Na última terça-feira (12), equipes da autoridade sanitária inspecionaram a embarcação após receberem a informação de suspeitas da doença no navio. O cargueiro não tem autorização para a movimentação de cargas no cais santista.   


Segundo a Anvisa, a inspeção aconteceu durante a tarde de terça-feira e foi encerrada somente às 20h15. A equipe médica contratada pela empresa marítima colheu amostras dos tripulantes para realizar testes laboratoriais.   


Inicialmente, cinco pessoas apresentaram os sintomas da doença. Depois, o vírus foi confirmado em outros marítimos. A embarcação e os tripulantes são de nacionalidade brasileira.   


Em nota, a Log-In Logística Intermodal, responsável pela embarcação, confirmou os casos, sendo nove assintomáticos e cinco com sintomas leves. A empresa afirmou que todas as medidas e procedimentos determinados pela Anvisa e pela Organização Mundial de Saúde já estão sendo tomadas. 


"Os colaboradores testados como positivo encontram-se em bom estado de saúde, isolados dentro do navio, com monitoramento médico constante, e a Log-In Logística Intermodal está prestando toda a assistência necessária a eles e aos seus familiares", diz a nota. 


Ainda segundo a empresa, a embarcação Log-In Jatobá passará por procedimento de desinfecção para que, após a liberação pelas Autoridades de Saúde, possa voltar a operar com toda a segurança.


"A Log-In Logística Intermodal lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso de seguir adotando medidas necessárias e cabíveis de cuidados junto aos colaboradores, visando proteger a saúde de todos. A empresa mantém ativo, desde os primeiros sinais de que teríamos uma pandemia, um 'Comitê de Crise Covid-19', no qual as equipes de Saúde e Segurança, liderança e alta gestão da companhia discutem ações e medidas, sempre em alinhamento às recomendações da Anvisa, Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde", finaliza a nota. 


Outras embarcações


Além do Log-In Jatobá, outros três navios seguem em quarentena no cais santista. Dos 615 tripulantes do MSC Seaview, 86 tiveram a doença confirmada após exames. Segundo a Anvisa, não houve necessidade de desembarcar marítimos para atendimento de emergência e todos seguem a bordo, em bom estado de saúde. 


Permanece retido no Porto de Santos o cargueiro português Bárbara. Neste caso, a embarcação tem 10 tripulantes infectados está em quarentena até esta sexta-feira (15).   


A decisão de manter o navio no Porto de Santos foi tomada pela Anvisa após dois tripulantes terem resultado positivo para Covid-19. Ao todo dez tiveram a doença confirmada após testes laboratoriais.  


Há, ainda, o MSC Giselle, que entrou em quarentena no último sábado (9). Neste caso, todos os 23 tripulantes do navio serão testados para Covid-19. Um marítimo que teve resultado positivo desembarcou para atendimento médico.  


O navio de cargas MSC Giselle veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.


Logo A Tribuna
Newsletter