Navio de cruzeiro que está em quarentena atraca no Porto de Santos

Segundo Anvisa, Costa Fascinosa permanecerá com acesso restrito enquanto durar a quarentena

Por: Da Redação  -  28/03/20  -  23:20
Atualizado em 28/03/20 - 23:31
Mais de 40 tripulantes apresentaram sintomas do coronavírus
Mais de 40 tripulantes apresentaram sintomas do coronavírus   Foto: Carlos Nogueira/AT

O navio Costa Fascinosa, que estava em quarentena na área de fundeio do Porto de Santos desde o dia 17, atracou neste sábado (28) na área do Concais. A restrição, que se encerrou neste sábado, aconteceu porque sete tripulantes da embarcação tinham suspeita de coronavírus. No sábado, outros 35 dos 757 tripulantes à bordo apresentavam sintomas. 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou por meio de nota que o “Plano de Contingência foi acionado no Porto de Santos para a atracação do navio Costa Fascinosa” e o que o acesso ao local será restrito às equipes de Saúde. De acordo com o órgão estatal, o “navio permanecerá com acesso restrito enquanto durar a quarentena determinada pela Anvisa que está mantida.” 


A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santos informa que a Secretaria Municipal de Saúde foi oficialmente avisada pela Anvisa da suspeita de Covid-19 em tripulantes do navio, mas ressalta que “qualquer procedimento de traslado de pacientes que eventualmente seja realizado na área portuária (área federal) é de responsabilidade da Anvisa”. Ainda de acordo com a administração municipal santista, a notificação oficial de casos suspeitos ao município é feita apenas pelas unidades de saúde, após avaliação médica dos pacientes. 


A Santos Port Authority (SPA), que administra o cais santista, informou que a atracação aconteceu no terminal de passageiros do Concais pelo fato do local ter mais condições adequadas para atendimento do número de pessoas. 


Aatracação aconteceu no terminal de passageiros pelo local ter mais condições adequadas
Aatracação aconteceu no terminal de passageiros pelo local ter mais condições adequadas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Outros casos 


Até a tarde deste sábado, a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu notificações de sete casos suspeitos de Covid-19 de tripulantes do Costa Fascinosa, que haviam sido removidos para atendimento médico em hospital particular. 


Conforme A Tribuna havia noticiado, na sexta-feira (27), três tripulantes do navio haviam sido desembarcados por lancha médica marítima também por suspeita da doença. Dois são de nacionalidade filipina e um indiana. Anteriormente, outros quatro tripulantes já haviam desembarcado da embarcação, sendo três filipinos e um indonésio. 


Os turistas desembarcaram do Costa Fascinosa no dia 14. A embarcação está sem operar desde o encerramento da temporada de cruzeiros no País. Por causa da confirmação de um caso de Covid-19 em uma passageira que esteve no navio, a embarcação estava numa quarentena inicial até sábado.


Outros dois passageiros que estiveram no cruzeiro também tiveram confirmação de contágio com o coronavírus. De acordo com a Anvisa, com as novas suspeitas será necessário aguardar os resultados laboratoriais dos tripulantes desembarcados para avaliar a prorrogação da quarentena. Mas, até o fechamento desta edição, a agência reguladora não informou os procedimentos do plano de contingência, a nacionalidade dos tripulantes e nem para onde seriam levados.


Logo A Tribuna
Newsletter