Navio Costa Fascinosa registra segunda morte por Covid-19 em Santos

Marítimo, de 42 anos, havia desembarcado para atendimento de emergência e estava internado em estado grave em um hospital de Santos

Por: Fernanda Balbino  -  20/04/20  -  18:33
Atualizado em 20/04/20 - 18:43
Navio Costa Fascinosa registra segunda morte por Covid-19 em Santos
Navio Costa Fascinosa registra segunda morte por Covid-19 em Santos   Foto: Sílvio Luiz/AT

Um tripulante do navio de cruzeiros Costa Fascinosa morreu, no domingo (19), vítima de Covid-19. O marítimo, de 42 anos, havia desembarcado para atendimento de emergência e estava internado em estado grave em um hospital de Santos. Esta é a segunda morte de profissionais da embarcação.


Atualmente, outros quatro tripulantes do navio estão hospitalizados na cidade. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa), um deles está em estado grave. 


O Costa Fascinosa tem outros 26 marítimos contaminados a bordo. O navio permanece em quarentena até o próximo domingo, porque o último caso suspeito foi identificado no dia 12 de abril. 


Segundo a Anvisa, o último desembarque de tripulante contaminado por Covid-19 aconteceu no último dia 4. Trata-se do médico da embarcação, que morreu aos 70 anos por complicações da doença.


Por uma decisão judicial, apenas tripulantes com risco de morte serão atendidos em hospitais da cidade. A medida visa não sobrecarregar a rede municipal. Outros marítimos que precisarem ser desembarcados para tratar dos sintomas da Covid-19 deverão ser encaminhados a unidades de saúde da Capital.


O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. O mesmo aconteceu com 227 filipinos. Ainda há 452 pessoas a bordo.


Costa Cruzeiros


Procurada, a Costa Cruzeiros confirmou a morte do tripulante e expressou profunda tristeza e condolências à família do profissional. Também se colocou à disposição para apoiar os familiares. 


“O navio está atualmente em Santos onde permanecerá pelos próximos dias para concluir a quarentena para os tripulantes ainda a bordo. A quarentena deve terminar em 26 de abril. No final deste processo, o programa de desembarque será decidido de acordo com as autoridades de saúde locais envolvidas. Com base na evolução da situação, novas decisões serão tomadas em relação ao Costa Fascinosa”. 


Logo A Tribuna
Newsletter