Navio Costa Fascinosa, atracado em Santos, tem 19 casos confirmados de coronavírus

Embarcação está em quarentena desde 19 de março e deve permanecer até 26 de abril no cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  14/04/20  -  20:33
Atualizado em 14/04/20 - 20:49
Navio está atracado no Porto de Santos desde a semana passada
Navio está atracado no Porto de Santos desde a semana passada   Foto: Matheus Tagé/AT

O navio Costa Fascinosa, que está atracado no Porto de Santos, tem 19 casos confirmados de coronavírus a bordo. Outros seis são suspeitos. A embarcação está em quarentena desde o dia 19 de março e deve permanecer até, pelo menos, o próximo dia 26 no cais santista. 


Os 19 casos foram confirmados por testes rápidos no último sábado. Os outros seis são considerados suspeitos por apresentarem sintomas de coronavírus, mas não foram testados. As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  


Até agora, dez tripulantes desembarcaram para atendimento médico de emergência, todos com confirmação da doença por exame laboratorial. Desses, quatro estão curados e já receberam alta hospitalar.  


Outros três permanecem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e correm risco de morte. Segundo a equipe médica, um deles está em estado gravíssimo. Três ainda seguem internados, mas sem necessidade de assistência intensiva.  


Desembarques 


A Anvisa realizou, no último sábado, o desembarque de 227 tripulantes filipinos autorizados a sair do Costa Fascinosa. A previsão inicial era de que 246 filipinos tivessem autorização para desembarcar. No entanto, testes rápidos realizados no momento do desembarque deram resultados positivos em 19 dos 246 marítimos inicialmente aptos ao retorno ao país.    


O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. Ainda há 452 pessoas a bordo. 


Costa Cruzeiros 


Procurada, a Costa Cruzeiros informou que atua em cooperação com os canais diplomáticos, a Anvisa e companhias aéreas para planejar o desembarque dos marítimos de forma segura do navio Costa Fascinosa. “Todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras”.


Logo A Tribuna
Newsletter