Navio-conteineiro de 400m encalha no Canal de Suez e bloqueia tráfego

O canal é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo

Por: Da Redação  -  25/03/21  -  00:27
O canal é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo
O canal é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo   Foto: Reprodução/Instagram

Um navio-conteineiro com 400 metros de comprimento encalhou no Canal de Suez (Egito) e, atravessado na via de navegação, bloqueou todo o tráfego. O incidente ocorreu por volta das 2h40 de terça-feira (23) e a embarcação ainda não foi retirada. Ligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, o canal é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo e um eixo estratégico para o comércio mundial.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O MV Ever Given, capaz de transportar até 20 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), com bandeira do Panamá e que faz a linha entre a Ásia e a Europa, estava a caminho do Porto de Roterdã, na Holanda, quando foi atingido por uma rajada de vento repentina e se alojou lateralmente ao longo da hidrovia, bloqueando o caminho de dezenas de outras embarcações.


Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal de Suez, que tem 164 quilômetros de extensão e fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa. Relatórios indicam que até 100 navios ficaram presos em ambas as direções.


A empresa que administra o navio, Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), disse em comunicado que as suas “prioridades imediatas são colocar a embarcação para flutuar novamente e retomar o tráfego marítimo no Canal de Suez com segurança”. Segundo especialistas, o processo pode demorar vários dias.


Logo A Tribuna
Newsletter