Navio australiano deixa o Porto de Santos após uma semana

Embarcação atracou no cais santista no último dia 2 para o desembarque de 54 tripulantes. Nenhum deles apresentou sintomas de coronavírus

Por: Fernanda Balbino  -  09/04/20  -  22:39
Embarcação australiana atracou no Porto de Santos no último dia 2
Embarcação australiana atracou no Porto de Santos no último dia 2   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O navio australiano Scenic Eclipse deixou o Porto de Santos na tarde desta quinta-feira (9). A embarcação atracou no cais santista no último dia 2 para o desembarque de 54 tripulantes. Nenhum deles apresentou sintomas de coronavírus. 


Antes da chegada ao Brasil, a embarcação já havia permanecido por 26 dias no mar. Por este motivo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a embarcação não entrou em quarentena.


O desembarque dos tripulantes começou no dia 3 e foi concluído na quarta-feira (6). Todos deixaram o cais santista e seguiram direto para o aeroporto, para o retorno imediato aos seus países de origem.  


De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no Brasil, por via marítima, está proibido. Somente os casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem podem ser autorizados. 


A saída do navio aconteceu às 15h30. A embarcação australiana segui viagem com os 74 tripulantes que permaneceram a bordo.


O Scenic Eclipse encerrou recentemente uma temporada pela Antártica. O último cruzeiro do navio começou no dia 5 de março, em Ushuaia. De lá, o Eclipse navegou também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire. 


No entanto, depois de desembarcar os turistas no Uruguai, autoridades argentinas não permitiram a atracação da embarcação no porto de Buenos Aires por conta da pandemia de coronavírus. A saída, então, foi recorrer ao Porto de Santos para o desembarque dos tripulantes.


Costa Fascinosa 


Com a partida do Scenic Eclipse, apenas o navio Costa Fascinosa segue atracado no Porto de Santos. Atualmente, a embarcação tem 37 tripulantes com suspeita de coronavírus a bordo.


Ao todo, dez tripulantes do Costa Fascinosa estão internados em hospital privado de Santos. Destes, sete apresentaram exame positivo para covid-19. Os demais casos seguem em investigação.


Há, ainda, o MSC Seaview, o MSC Musica e o MSC Poesia, que seguem fundeados na Barra de Santos. Ao todo, 107 tripulantes saudáveis desses navios desembarcaram no cais santista.


Logo A Tribuna
Newsletter