Navio australiano atracará no Porto de Santos devido pandemia do coronavírus

Anvisa analisa pedido após Scenic Eclipse não receber autorização para atracar com seus 54 tripulantes em portos da Argentina

Por: Fernanda Balbino  -  02/04/20  -  23:25
Navio Scenix Eclipse, de bandeira australiana
Navio Scenix Eclipse, de bandeira australiana   Foto: Divulgação

A pandemia de coronavírus forçou a chegada de mais um navio de passageiros no Porto de Santos. Trata-se do australiano Scenic Eclipse, que não tinha escala prevista no cais santista, mas virá desembarcar 54 tripulantes, já que não foi autorizado a atracar em portos argentinos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa o pedido e ainda não emitiu a Livre Prática. 


Segundo a autoridade sanitária, de acordo com os relatos de bordo feitos até o momento, não há casos suspeitos de Covid-19 no navio. Mesmo assim, o pedido de atracação da embarcação ainda está sob análise.  


De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no Brasil, por via marítima, está proibido. Somente os casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem podem ser autorizados. 


A embarcação não tem passageiros a bordo. Os turistas foram desembarcados no Uruguai, no mês passado. Depois, a embarcação ficou fundeada em Montevidéu. Antes, porém, não havia sido autorizada a atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina. 


De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, a opção por Santos deve-se à proximidade com o Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos. No entanto, a estatal não informou quando haverá a atracação da embarcação, que já está na Barra de Santos.  


De acordo com regras da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o desembarque deve acontecer somente no dia da viagem dos tripulantes ao país de origem. Segundo o órgão, marítimos e passageiros estrangeiros assintomáticos somente poderão desembarcar 14 dias após a saída do último porto estrangeiro. 


O Scenic Eclipse encerrou recentemente uma temporada pela Antártica. O último cruzeiro do navio começou no dia 5 de março, em Ushuaia. De lá, o Eclipse navegou também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire.


Logo A Tribuna
Newsletter