Navio é impedido de operar no Porto de Santos após registrar caso de Covid-19

Todos os marítimos do Cap San Lorenzo passaram por exames e os resultados ainda são aguardados pelas autoridades

Por: Fernanda Balbino  -  26/05/20  -  21:18
Canal deverá ter 15,3 metros de profundidade para permitir navegação de navios de grande porte
Canal deverá ter 15,3 metros de profundidade para permitir navegação de navios de grande porte   Foto: Arquivo/Carlos Nogueira/AT

O porta-contêineres Cap San Lorenzo está impedido de operar no Porto de Santos. O navio, que tem 26 tripulantes, registrou caso de covid-19 a bordo. Todos os marítimos passaram por exames e os resultados ainda são aguardados pelas autoridades.


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último domingo (24) o navio apresentou teste positivo de Covid em um tripulante que iria desembarcar para fazer o retorno ao seu país de origem, no processo de repatriação.


No dia seguinte, os técnicos da Anvisa realizaram uma inspeção a bordo. A embarcação fez a coleta para exames de todos os tripulantes e os resultados ainda são aguardados.


Enquanto isso, o cargueiro ficará ancorado na área de fundeio no Porto de Santos. E não tem autorização para iniciar operações de embarques e desembarques de contêineres no cais santista.


Log In Jatobá


A Anvisa fará, nesta quarta-feira (27), uma inspeção para reavaliar a situação do porta-contêineres Log-In Jatobá, que tem 15 dos 21 tripulantes infectados por covid-19. Termina nesta terça (26)  a quarentena imposta pelo órgão ao navio.


Segundo a Anvisa, o Log-In Jatobá é a única embarcação impedida de deixar o cais santista. O porta-contêineres está atracado no armazém 35, no Macuco, há cerca de duas semanas. A avaliação servirá para liberar ou não cargueiro.


A quarentena começou quando, após a atracação do navio, tripulantes apresentaram sintomas de covid-19. Inicialmente, cinco marítimos apresentaram os sintomas da doença.


Após exames laboratoriais, foram constatados 15 contaminados na embarcação. Entre eles, o comandante do cargueiro.


Logo A Tribuna
Newsletter