Mural com imagens históricas do Porto é inaugurado no Cais do Saboó; VÍDEO

Objetivo do mural era juntar artistas do município para contar a história do Porto

Por: Fernanda Balbino  -  26/02/21  -  15:37
Mural está localizado na Avenida Engenheiro Antônio Alves Freire
Mural está localizado na Avenida Engenheiro Antônio Alves Freire   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um mural de 800 metros de comprimento com imagens históricas do Porto de Santos foi inaugurado nesta sexta-feira (26) no Ecoporto Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O terminal, que fica no Cais do Saboó, e o Ecopátio, localizado em Cubatão, reuniram artistas para contar, em poesia e imagens, a história do cais santista.


“O objetivo era juntar artistas da Cidade que pudessem realizar os seus trabalhos e mostrar, de forma clara, a história do Porto, próximo ao centro histórico, onde ele está localizado, próximo ao Museu Pelé e à Estação do Valongo. Com isso, a gente também tem um ponto de atração. E a gente espera agora que outros agentes do Porto, outras empresas, se manifestem dessa forma e possam também mudar um pouco essa imagem que a gente tem do Porto em relação à comunidade local”, afirmou o diretor Comercial do Ecoporto Santos, Luiz Araújo.


Mural conta a história do Porto por meio de colagens, poesia e grafite.
Mural conta a história do Porto por meio de colagens, poesia e grafite.   Foto: Carlos Nogueira/AT

Segundo o executivo, o projeto Arte Ecosocial do Bem, elaborado pelas duas empresas do Grupo EcoRodovias, segue as diretrizes de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os projetos implantados em 2020, há a Horta Ecosocial do Bem e o Cesta Básica Ecosocial do Bem, que estão em andamento e devem ser contínuos, atuando junto à comunidade do entorno.


As artes são dos artistas Luis Bueno e Wilis Graffiti, especialistas em colagem e em grafite. Bueno é artista urbano e professor de design. Ele utiliza técnicas como o spray e o estêncil e adotou o lambe-lambe (colagem de papel sobre diferentes tipos de superfícies) como sua principal linguagem. Já Graffitti é artista plástico, muralista e criador de conteúdo baseado em arte visual.


As imagens vieram do acervo do Museu do Porto de Santos. Já as poesias são de um trecho de um poema de Ribeiro Couto, escritor, diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras e jornalista nascido em Santos em 1898.



“Nós do Ecoporto e Ecopátio estamos dando nossa contribuição, à cidade e ao Porto, com uma obra de arte em forma de colagem e grafite que foi finalizada na última semana e estão expostas nos enormes muros do Ecoporto que fazem frente à rua e à cidade de Santos”, afirmou o gerente de Sustentabilidade, Segurança e Infraestrutura, Gabriel Jordão.


Localização
O mural do Ecoporto fica na Avenida Engenheiro Antonio Alves Freire,s/n, ponto 4, no Cais do Saboó.


Objetivo do mural era contar a história do Porto
Objetivo do mural era contar a história do Porto   Foto: Carlos Nogueira/AT

Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter