MSC Giselle registra caso de Covid-19 e entra em quarentena no Porto de Santos

É a terceira embarcação no cais santista que cumpre período de confinamento devido ao coronavírus

Por: Fernanda Balbino  -  11/05/20  -  20:08
Atualizado em 11/05/20 - 20:25
Segundo a Sindestiva, outros dois casos estão sendo analisados
Segundo a Sindestiva, outros dois casos estão sendo analisados   Foto: Carlos Nogueira

Três embarcações cumprem em quarentena determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto de Santos. O último navio a registrar casos de Covid-19 a bordo foi o MSC Giselle.  


Agora, o cargueiro ficará retido no cais santista até, pelos menos, o próximo dia 24. Isto porque, no sábado (9), a embarcação teve sua operação suspensa por conta de um caso da doença. 


Conforme apurado pela Reportagem, o MSC Giselle atracou na noite de sexta-feira (8) no Porto de Santos, já com a Livre Prática, que é o aval da Anvisa para o início das operações. Mas um tripulante do porta-contêineres apresentou dores abdominais e nenhum outro sintoma relacionado à Covid-19. 


O marítimo foi examinado pelo médico, que pediu o teste para a doença. O resultado foi positivo. O tripulante foi removido para atendimento médico em um hospital da Cidade. E a Anvisa determinou o encerramento das operações a bordo e que o navio permanecesse fundeado em quarentena. 


Segundo a Anvisa, todos os 23 tripulantes do navio serão testados para covid-19. O MSC Giselle veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.  


Bárbara 


O cargueiro português Bárbara também segue em quarentena no cais santista. Dez tripulantes da embarcação estão infectados por Covid-19. 


Exames mais precisos foram realizados em contraprova ao resultado inicial dos testes rápidos a bordo que haviam apontado dois casos positivos. Com isso, o navio, que está em quarentena desde o último dia 30, ficará no cais santista até o final desta semana.   


Há, ainda, o MSC Seaview retido no Porto de Santos. Neste caso, dos 615 tripulantes, 86 estão com Covid-19. Até agora, segundo a Anvisa, não houve necessidade de desembarcar marítimos para atendimento de emergência e todos seguem a bordo, em bom estado de saúde. 


Neste caso, a embarcação está retida até a próxima quarta-feira (14).  


Fim da quarentena 


O navio de cruzeiros Costa Fascinosa está livre para deixar o Porto de Santos. Mas, desde o dia 27, a embarcação realiza a repatriação de tripulantes. 


Nesta segunda (11) o navio de cruzeiros desembarcou mais sete tripulantes para que retornem aos seus países de origem. São seis italianos e um colombiano.


Logo A Tribuna
Newsletter