Ministro da Infraestrutura pede união pela BR do Mar

Tarcísio Gomes de Freitas pediu uma coalização do setor portuário e de navegação

Por: Da Redação  -  01/04/21  -  23:27
Ministro (à esq.) conversou com CEO da APM Terminals por teleconferência
Ministro (à esq.) conversou com CEO da APM Terminals por teleconferência   Foto: Ricardo Coelho/Ministério da Infraestrutura/Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pediu uma coalizão do setor portuário e de navegação pela aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 4.199/2020, que institui o programa BR do Mar, reunindo medidas de incentivo à cabotagem – o transporte marítimo de cargas pela costa do País.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O pedido foi feito ontem, durante reunião por teleconferência com o CEO para América Latina da APM Terminals, Leo Huisman. A empresa, braço portuário do Grupo Maersk, opera terminais em portos brasileiros e tem investimentos programados no País.


“Estamos na luta para que o BR do Mar seja um marco na cabotagem do Brasil”, afirmou Tarcísio, destacando a importância da união em torno do Projeto de Lei nº 4199. O texto aguarda votação no plenário do Senado Federal.


Dependendo do conteúdo aprovado pelos senadores, o PL pode voltar à Câmara dos Deputados para uma nova avaliação ou seguir para sanção presidencial.


Durante a audiência, o ministro falou sobre o plano de desestatização dos portos brasileiros, a melhora do ambiente de negócios e as oportunidades de investimentos de longo prazo no País. Acompanhado pelo diretor superintendente da APM Terminals, Aristides Russi Júnior, Huisman elogiou o projeto do BR do Mar e as possibilidades de investimentos a partir do desenvolvimento da cabotagem.


Ferrogrão


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, passou os últimos dias conversando com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para liberar
o licenciamento ambiental da Ferrogrão, ferrovia cotada para ser a principal rota de escoamento do agronegócio do País.


Logo A Tribuna
Newsletter