Marinha investiga colisão entre lancha e catraia

Sete passageiros e o catraieiro foram resgatados sem ferimentos após caírem no mar

Por: Da Redação  -  05/04/19  -  17:58
  Foto: Carlos Nogueira/AT

A Marinha do Brasil investiga o naufrágio de uma catraia, atingida por uma lancha da Praticagem de São Paulo, no canal de navegação do Porto de Santos, na noite da última quarta-feira. Sete passageiros e o catraieiro foram resgatados sem ferimentos após caírem no mar.


O acidente aconteceu às 21 horas, depois de a catraia deixar o terminal de Vicente de Carvalho, em Guarujá, em direção a Santos. No meio do caminho, a embarcação da Praticagem, que seguia no sentido Ponta da Praia, atingiu a dianteira do barco e o virou.


“O acidente ocorreu no período noturno,nós sabemos que a visibilidade fica bastante prejudicada, mas ambas as embarcações precisam ter iluminação. Uma das coisas que nosso inquérito vai apurar é por que uma embarcação não viu a outra”, explicou o capitão dos portos de São Paulo,o capitão-de-mar-e-guerra Daniel Américo Rosa Menezes.


Ele disse que, se a investigação identificar “alguma questão ainda não prevista” nas normas marítimas, serão criadas medidas extras de segurança.


Temor


Passageiros das catraias dizem confiar no serviço. Porém, alguns admitem certo receio com a travessia. Isto porque barcos pequenos passam próximos a grandes cargueiros no canal de navegação.


Por dia, são cerca de 570 viagens, transportando em tornode10milpessoas.


Informalmente, os pilotos das catraias contam que é comum as lanchas da Praticagem cruzarem aquele trecho em alta velocidade, principalmente à noite.


O presidente da associação dos catraieiros, Angelo Tomazella, alega que “uma vez ou outra” há problemas com a velocidade de outras embarcações. “Geralmente respeitam a gente”.


Outro lado


Procurada, a Praticagem de São Paulo declarou que aguarda o resultado do inquérito sobre o acidente.


Logo A Tribuna
Newsletter