Marinha Brasileira afunda navio encalhado há mais de três meses

O navio Stellar Banner, de bandeira sul-coreana, estava encalhado a 150 km da costa do Maranhão

Por: Fernanda Balbino  -  12/06/20  -  23:03
Navio de bandeira sul-coreana é afundado pela Marinha do Brasil
Navio de bandeira sul-coreana é afundado pela Marinha do Brasil   Foto: Reprodução

O navio Stellar Banner, de bandeira sul-coreana, foi afundado pela Marinha do Brasil a 150 quilômetros da costa do Maranhão, nesta sexta-feira (12). O navio, encalhado há mais de três meses, foi rebocado anteriormente para uma área de águas profundas. 


A embarcação transportava 275 mil toneladas de minério de ferro da Vale, e milhares de litros de combustível e óleo. Segundo relatos dos tripulantes, o casco do cargueiro apresentou uma fissura, o que comprometeu sua navegabilidade.  


O navio ficou ancorado em um banco de areia na costa maranhense até que a avaliação de danos e das condições da embarcação fosse concluída. A decisão pelo afundamento ocorreu após uma avaliação criteriosa de suas condições.  


De acordo com o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a dona da embarcação, a armadora sul-coreana Polaris Shipping, deu o aval para o afundamento. A operação programada foi fiscalizada por empresas internacionais, por autoridades ambientais do estado do Maranhão, pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 


Segundo a Marinha, todos os componentes danosos ao meio ambiente foram removidos da embarcação. Isto significa que tanto a carga levada pelo cargueiro quanto o combustível e óleo que eram transportados foram retirados dos tanques do Stella Banner.


Logo A Tribuna
Newsletter