EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

11 de Dezembro de 2018

Maior navio turístico a navegar em território brasileiro é inaugurado no Porto de Santos

MSC Seaview foi lançado neste ano, na Itália, e, a partir de agora, navegará até o fim da temporada nas águas brasileiras

O Porto de Santos foi palco, nesta quinta-feira (6), da inauguração do maior navio de cruzeiros a aportar em território brasileiro em toda a história. Com a cerimônia, que contou com a presença de autoridades, celebridades e convidados, o MSC Seaview, lançado neste ano na Itália, inicia sua temporada no País com a promessa de colocar o Brasil no roteiro do que há de mais novo no turismo marítimo.

A cidade de Santos foi escolha para ser a casa do ‘Seaview’ na atual temporada de cruzeiros. A ideia é que, na próxima temporada, o navio continue aportando na cidade, já que ele foi desenvolvido exclusivamente para locais mais tropicais e com características mais quentes, como as encontradas na América do Sul.

A viagem do Seaview rumo ao Porto de Santos começou em meados de novembro, com a ‘Grand Voyage’ que partiu da Europa. Milhares de passageiros, principalmente europeus e brasileiros, fizeram a travessia do Oceano Atlântico até chegarem a Salvador no dia 2 de Dezembro. Em seguida, o navio passou pela cidade do Rio de Janeiro até, finalmente, nesta quinta-feira, chegar a Santos. Uma passagem por Búzios, também no Rio, acabou sendo cancelada.

A inauguração oficial no navio, em águas brasileiras, ocorreu por volta das 19h30 desta quinta-feira. Pouco antes da cerimônia, o ex-atacante Pepe, bi-campeão do mundo pela seleção brasileira e pelo Santos Futebol Clube, marcou presença na embarcação para lançar um bar com temática esportiva, onde também acabou sendo homenageado.

De acordo com o Gerente de Marketing da MSC, Eduardo Mariani, a chegada do Seaview deve ajudar a empresa a conseguir um crescimento de 14% no mercado brasileiro. Nesta temporada, além do Seaview, apenas outros dois navios da MSC farão viagens partindo do litoral brasileiro: o Fantasia e o Poesia, que oferecerão roteiros para a região Sul e também para a Argentina e o Uruguai.

MSC Seaview atracou no Porto de Santos na madrugada desta quinta-feira (6) (Foto: Rafael Galante dos Santos)

Segundo o diretor geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, as expectativas com o governo Jair Bolsonaro são as melhores possíveis. O executivo espera que a futura gestão tenha uma mentalidade moderna, de parceria, para que o turismo marítimo no brasil consiga crescer e amadurecer naturalmente, já que, de acordo com Ursilli, o país possui vantagens com relação a outros mercados como as belezas naturais, o povo pacífico e enormes diferenças culturais e gastronômicas dentro do mesmo território.“Os cruzeiros movimentam demais o setor turístico do País. Para se ter uma ideia, cada passageiro gasta, no mínimo, 100 dólares a cada ponto de escala. Os mais diferentes setores acabam faturando nessa cadeia. Os passageiros usam táxis, comem em restaurantes, pagam guias turísticos, entram em museus e, além disso, gastam com presentes. Por essa razão, eles não são apenas importantes para o turismo e para a diversão. Eles ajudam a desenvolver as economias locais", afirma.

"Os custos operacionais e os impostos são muito grandes. Pagamos muitas taxas e tributos e isso não faz muito sentido. O excesso de burocracia precisa acabar. Não é à toa que algumas empresas internacionais pararam de operar no País. Precisamos, de forma rápida, reduzir o chamado 'Custo Brasil'. Além disso, nós esperamos atitudes enérgicas com relação à segurança pública. Os turistas precisam se sentir mais seguros porque, com isso, viajarão mais", afirma.

O futuro Ministro do Turismo, nomeado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), participou da inauguração do Seaview e afirmou, em entrevista para A Tribuna On-line, que o setor de turismo será central na agenda do novo governo. Segundo Álvaro Antônio, o turismo é essencial para uma retomada ainda maior da economia brasileira e, por isso, receberá uma atenção de ‘primeiro escalação’ por parte da nova gestão.

"Somos o país com o maior potencial turístico do planeta. O Bolsonaro já entendeu isso e o turismo vai estar no centro da agenda econômica do País. Tendo esse apoio do presidente da República, a gente consegue avançar em várias frentes, como, por exemplo, a melhoria do orçamento do Ministério. Hoje está muito aquém do necessário. Já tivemos R$ 2,4 bilhões e, hoje, apenas R$ 1 bilhão para fazer esse trabalho tão importante. A Câmara dos Deputados vai estar do nosso lado", disse.

O Seaview chega ao mercado brasileiro trazendo um conceito inovador, principalmente pelo fato da MSC representar 60% do mercado brasileiro. Além de ter mais áreas abertas, o navio é totalmente adaptável. Além das áreas de diversão, piscinas e restaurantes, a embarcação é preparada para receber aniversários, formaturas e até casamentos. Nesta temporada, por exemplo, mais de 80 casais devem selar a união a bordo de navios de cruzeiros no Brasil.

Navio tem várias áreas de lazer e é preparado para receber grandes eventos, como formaturas de casamentos (Foto: Alexandre Lopes)

No total, o navio tem 323 metros de comprimento e 72 metros de altura, o que permite uma capacidade de 5,3 mil hóspedes. São 11 restaurantes diferentes, um teatro com sete shows ao estilo Broadway, cinco piscinas e até um parque aquático, além de pistas de boliche, academias e até uma tirolesa em alto mar.

O navio, que terá embarques em Santos e Salvador, realizará, nesta temporada, roteiros no sul do Brasil. O Seaview faz parte um plano de investimentos de 13,6 bilhões de euros que expandirá a frota da MSC para 29 navios até 2027, já que atualmente apenas 15 fazem roteiros em diferentes partes do mundo.

Conhecido como o 'gigante do mar', navio chega ao Porto de Santos com conceito inovador (Foto: Carlos Nogueira/AT)

Temporada

A temporada de cruzeiros 2018-2019 começou no último dia 24 e continua até o dia 13 de abril. Segundo as autoridades portuárias, essa será a temporada mais longa de toda história.

Em Santos, são aguardados 11 navios, sendo cinco deles com escalas regulares que movimentaram 610 mil passageiros, pouco mais de 80 mil pessoas a mais do que na última temporada.

As armadoras que devem operar nesta temporada no porto de Santos são a MSC, Costa, Pullmantur, Oceania Cruises, Celebrity Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Azamara Cruises e Holland América.

De acordo com a Associação Internacional de Cruzeiros, a temporada 2018-2019 deve gerar 30 mil empregos em todo o país, com um impacto na economia na casa dos R$ 2 bilhões.