Maior navio a operar na costa brasileira passa pelo Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

O navio APL Paris deixará o porto catarinense nesta quarta (17)

Por: Fernanda Balbino  -  17/06/20  -  20:24
O navio APL Paris deixará o porto catarinense nesta quarta (17)
O navio APL Paris deixará o porto catarinense nesta quarta (17)   Foto: Divulgação

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC), administrado pela Portonave recebeu, nesta terça-feira (16), o maior navio a operar na costa brasileira. Com 347,4 metros de comprimento por 45,2 metros de boca (largura), o navio APL Paris deixará o porto catarinense nesta quarta (17).  


A embarcação tem capacidade de transportar 10.798 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Ela tem bandeira é de Singapura e pertence à armadora CMA CGM.  


O APL Paris veio do porto de Caucedo, na República Dominicana e seguirá para Singapura. No porto catarinense, a embarcação recebeu cerca de 570 contêineres com carne congelada e madeira serrada. Também houve descarga de pouco mais de 500 contêineres vazios. 


Para a manobra de atracação, foi necessário o fechamento do canal de acesso, ontem, entre 12h30 e 14h30. O mesmo deve acontecer nesta quarta, quando está prevista a partida da embarcação a partir das 12h00. O horário foi escolhido por conta da preamar. Em caso de mau tempo ou se as condições não estiverem favoráveis, toda a manobra será cancelada. 


Segundo a Portonave, cumprindo os procedimentos da Autoridade Portuária, Marinha e Praticagem, a operação de entrada do gigante ocorreu dentro da normalidade. Na saída, hoje, haverá navegação à ré até a bacia de evolução e o giro para retomar o curso. A operação do APL Paris deve ocorrer dentro do sistema usual, com uma média de produtividade de 110 mph (movimentos por hora) no navio. 


Na entrada, inspetores e seguranças da Guarda Portuária acompanharam o trajeto do navio a bordo de lanchas. Eles seguiram uma na frente (proa) e a outra atrás (popa), para dar total segurança até o momento da atracação ou desatracação.  


Também realizam o serviço de interrupção de travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes durante a passagem do navio. Todas as atividades de rotina, incluindo as da Marina Itajaí e da frota pesqueira, também foram interrompidas durante o fechamento do canal. Amanhã, após a manobra de saída, será autorizada a retomada das atividades. 


Rota de gigantes 


O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está consolidado na rota dos grandes cargueiros que navegam na costa brasileira. Neste mês, já recebeu cinco escalas de navios com mais de 330 metros de comprimento.  


Desde 31 de maio, o complexo portuário está apto para receber embarcações com até 350 metros de comprimento por 48,5 metros de largura. Mas, a operação do APL Paris foi um “extra call”, uma atracação única na América do Sul, e não uma linha regular.  


“Há mercado para isso, com a atual logística dos armadores, que estão reorganizando suas linhas de navegação, há possibilidade de recebermos embarcações deste porte”, afirmou a Portonave, em nota.  


Segundo a Autoridade Portuária, alguns investimentos foram fundamentais para permitir a operação inédita no País e para o recebimento de navios com até 350 metros de comprimento.  Para a readequação do acesso aquaviário, foram investidos, na primeira etapa da obra, R$ 174,6 milhões.  


Deste valor, R$ 129 milhões são do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Outros R$ 40,1 milhões do Porto de Itajaí e R$ 5,5 milhões da Portonave.


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