Jacaré ameaçado de extinção é flagrado no Canal do Porto de Santos; vídeo

Jacaré do papo-amarelo pode viver por até 50 anos

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  26/11/19  -  10:17
  Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Um jacaré foi flagrado nadando no Canal do Porto de Santos e assustou usuários das catraias e funcionários de um armazém portuário. Imagens obtidas por A Tribuna On-line nesta terça-feira (25) registram o momento da aparição do animal.


O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo comerciante Fábio Cardoso na segunda-feira (24), chamando a atenção de moradores da região.


"Ele [um amigo] passou para mim, depois acabei postando para alertar as pessoas e os moradores que gostam de se banhar na maré. Quando era criança, vivíamos tomando banho na costa", comenta Fábio.


O biólogo Eric Comin explica que o jacaré é jovem e pertence à espécie papo-amarelo (Caiman latirostris), que pode viver por até 50 anos. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção.


"É um animal comum na região do Pantanal, de água doce, mas tem ocorrências nos manguezais. Este animal é extremamente carnívoro", conta. 


Especialista em répteis, o biólogo Eduardo Gustavo comenta que a aparição do animal na área portuária tem ligação com as mudanças climáticas e chuvas na Baixada Santista.


"Por serem animais de sangue frio, eles procuram ambientes onde possam se abrigar e se aquecer. Quando tem muita chuva, é comum encontrar este animal perto das praias. Ele não costuma ser muito agressivo com o ser humano, mas não é o jacaré mais manso que temos no Brasil", finaliza.


  Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Logo A Tribuna
Newsletter