Investigação em navio chinês com suspeita de coronavírus será reforçada no Porto de Santos

Navio Kota Pemimpin, que tem casos suspeitos de coronavírus em dois tripulantes, atracará no terminal santista na noite desta segunda-feira. Prefeitura ajudará na investigação

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/02/20  -  20:58
Navio de bandeira chinesa irá atracar no Porto de Santos na noite desta segunda
Navio de bandeira chinesa irá atracar no Porto de Santos na noite desta segunda   Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos informou que equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) vão auxiliar na investigação da tripulação do navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa, onde dois tripulantes ficaram doentes, com suspeita de coronavírus, no percurso até o Brasil. A embarcação irá atracar no Porto de Santos na noite desta segunda-feira (17).


"Amanhã [terça-feira, 18], às 8h, nenhum tripulante terá saído da embarcação, e as nossas equipes de Vigilância do município, do estado e da Anvisa vão ingressar para fazer a investigação epidemiológica da totalidade dos tripulantes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado, na tarde de domingo (16), em que afirma não ter nenhum tripulante doente no navio chinês.


A embarcação deixou o Sudeste asiático no dia 27 de janeiro, com previsão de entrar em águas nacionais na tarde deste domingo. Navios vindos de países asiáticos merecem atenção por aquela região do planeta concentrar a maioria dos casos confirmados da doença. Por essa razão, a Anvisa acionou protocolo de segurança no cais santista.


No sábado, a prefeitura informou que o Departamento de Vigilância em Saúde do município foi notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes que apresentaram sintomas do vírus.


Na última quarta-feira (12), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Santos participaram de um simulado no cais, organizado pela Anvisa, para casos suspeitos da doença.


Fábio Ferraz destacou ação da prefeitura na vigilância epidemiológica em navio chinês no Porto
Fábio Ferraz destacou ação da prefeitura na vigilância epidemiológica em navio chinês no Porto   Foto: Carlos Nogueira/AT

Logo A Tribuna
Newsletter