Hidrovias inicia operações em Santos

Empresa administra terminal especializado no transporte e na armazenagem de granéis sólidos minerais, como fertilizantes e sal

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  09/06/20  -  22:25
MP 945 amplia funções da Antaq
MP 945 amplia funções da Antaq   Foto: Sílvio Luiz

A Hidrovias do Brasil iniciou as operações em seu terminal no Porto de Santos. Ele está localizado em Outeirinhos e é especializado no transporte e no armazenamento de granéis sólidos minerais, especialmente fertilizantes e sal. A empresa, que iniciará investimentos na unidade no próximo mês, prevê a contratação de mão de obra. Até agora, 36 profissionais foram admitidos. 


A operação inicial aconteceu no último dia 21. A instalação portuária recebeu um navio com 27 mil toneladas de fertilizantes, que foram descarregados. 


Em janeiro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou o contrato de arrendamento do terminal STS20 com a Hidrovias do Brasil no Porto de Santos. A empresa, agora, opera uma área de mais de 29 mil metros quadrados e três armazéns. Todo o terminal é destinado à movimentação de fertilizantes e sal. 
O STS20 foi leiloado em agosto do ano passado e rendeu ao Governo R$ 112,5 milhões em outorgas. Esse valor seguiu para o caixa do Tesouro Nacional. A capacidade de armazenagem anual do terminal é de 1 milhão de toneladas para sal e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes. 


Os insumos são importantes, pois abastecem a cadeia agrícola no centro do país. Já o sal chega ao Porto via cabotagem do Nordeste e abastece indústrias, sobretudo no Estado de São Paulo. 


“Hoje, a companhia já conta com dois contratos formalizados e estamos em negociação com novos clientes. Nossa estimativa é superar o volume de aproximadamente 850 mil toneladas de movimentação até dezembro”, afirmou o presidente da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino. 


No total, a empresa deverá investir R$ 219,5 milhões no terminal nos próximos dez anos. Entre os investimentos previstos, estão obras de ampliação e a construção de um armazém, o reforço do cais público, uma dragagem de aprofundamento e o derrocamento do berço de atracação, a aquisição de equipamentos para descarregamento de navios e para transporte de fertilizantes e sal e, também, a instalação de balanças rodoviárias. 
Segundo Schettino, as obras estão previstas para o mês que vem. Enquanto isso, a empresa atua na formação das equipes de trabalho, em funções operacionais e administrativas. 


“Vale ressaltar que a Hidrovias busca, sempre que possível, investir e capacitar mão de obra local em suas contratações. Até o momento, já realizamos a contratação de 36 operadores para o terminal e o quadro ainda deve aumentar. Além das contratações diretas, teremos o período das obras de implantação para melhoria da eficiência do terminal, que gerará oportunidades diretas e indiretas”, afirmou o executivo. 


Para Schettino, a entrada da Hidrovias do Brasil no Porto de Santos é um movimento estratégico para a empresa. “A companhia sempre estará atenta a novas oportunidades de negócio que possam gerar valor para seus clientes e sócios. No momento, nosso principal objetivo é garantir o aumento da capacidade de nosso terminal no Porto, por meio de nosso programa de excelência operacional e com a conclusão dos investimentos para a modernização do terminal”. 


Cooperação  


A diretora comercial da Hidrovias do Brasil, Patricia Iglesias Lago, destacou os esforços para a garantia de operações eficientes no Porto. “É um passo importante para nós e esperamos que nosso conhecimento possa contribuir com novas e melhores soluções para o mercado em que atuamos”, afirmou. 


Já Schettino aponta a complexidade do projeto. “Por isso, posso afirmar que a cooperação entre todos os envolvidos foi essencial. Com certeza, somente com este grupo coeso e com objetivo único entre a comunidade portuária de Santos, órgãos anuentes, fornecedores e a companhia, foi possível darmos início a nossa operação”.


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