Guarda Portuária de Santos tem novo superintendente

O cargo será ocupado pelo atual gerente de Operação da GPort, Wagner Pinheiro de Almeida

Por: Da Redação  -  07/07/20  -  13:37
Guarda Portuária continuará a realizar fiscalização dentro da poligonal do Porto de Santos
Guarda Portuária continuará a realizar fiscalização dentro da poligonal do Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Guarda Portuária (GPort) de Santos terá um novo superintendente a partir desta terça-feira (7). O cargo será ocupado pelo atual gerente de Operação da GPort, Wagner Pinheiro de Almeida, empregado da Autoridade Portuária de Santos (APS) desde 2005. Segundo a empresa, desde 2004, esta é a primeira vez que a função é desempenhada por um funcionário de carreira da estatal.


A mudança no comando da Guarda foi anunciada pelo presidente da APS, Fernando Biral, no início da noite de segunda (6) para A Tribuna. Segundo ele, o atual superintendente, o oficial da Marinha Luis Fernando Baptistella, decidiu deixar o cargo por “questões pessoais”. E foi indicação do próprio Baptistella que seu sucessor fosse Pinheiro, que, como gerente de Operação, era o substituto natural.


De acordo com Biral, o superintendente tomou a decisão de deixar a APS “há um, dois meses” e vinha preparando Wagner Pinheiro para o cargo.


“Aceitamos a sugestão do Baptistella. Pinheiro tem 15 anos de casa e é gerente da Guarda. Ele tem uma grande capacidade de liderança, tem o respeito da Guarda. Foi escolhido pelo seu potencial”, afirmou o presidente. “Vale destacar que, desde 2004, essa é a primeira vez que um funcionário da casa assume esse posto. Mas essa foi uma escolha técnica. Ele tem ampla capacidade para continuar os projetos que estamos desenvolvendo”, destacou.


A APS pretende investir mais de R$ 10 milhões, nos próximos 18 meses, para “assegurar o funcionamento pleno do ISPS Code” (a lei antiterrorista para o setor portuário e de navegação) no complexo santista. Estão previstos a substituição de equipamentos e o desenvolvimento de softwares, entre outras ações.


Logo A Tribuna
Newsletter