Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste terá mais embarcações

Novo comandante da organização militar, Rafael Burlamaque assumiu cargo nesta quinta-feira

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  27/09/19  -  17:43
Atualizado em 27/09/19 - 17:47
Carlos Marden (esq.) transmitiu o cargo para Rafael Burlamaque (dir.)
Carlos Marden (esq.) transmitiu o cargo para Rafael Burlamaque (dir.)   Foto: Carlos Nogueira/AT

Com a expectativa de receber, no próximo mês, duas novas embarcações, o capitão de fragata Rafael Burlamaque assumiu nesta quinta-feira (26) o comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, instalado no Cais da Marinha, no Porto de Santos. O cargo era ocupado pelo capitão de mar e guerra Carlos Marden Soares da Silva, que segue para nova função no Comando do 8º Distrito Naval. 


“A emoção é grande por assumir o comando de um grupamento em uma região de importância econômica, onde temos a previsão de chegada de dois navios-patrulha que serão incorporados em definitivo ao grupamento. Com isso, poderemos aumentar a nossa fiscalização e ação de presença além das 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros), na nossa área de jurisdição”, destacou o novo comandante. 


O oficial se refere aos navios-patrulha Guajará e Guaporé, da classe Grajaú. Eles têm autonomia para permanecer 10 dias em alto-mar e vão permitir ações de patrulhamento a 200 milhas náuticas (370 quilômetros da costa), alcançando a região das plataformas de petróleo.


O grupamento já opera duas embarcações do tipo aviso-patrulha, o Barracuda e o Espadarte, ambas de pequeno porte e modernizadas para atuar na região. Elas são utilizadas no monitoramento de áreas próximas da costa, como o canal de navegação do Porto de Santos.


Há também a lancha 888 Raptor, batizada de Mangangá, que atua no combate ao narcotráfico, à pirataria e a atividades de patrulhamento. Apelidada de Caveirão dos Mares, a embarcação tem 9 metros e cabine blindada, capaz de suportar tiros de fuzil. 


“A responsabilidade (de assumir o comando do Grupamento) é muito grande porque nós sabemos da importância da área não só do Porto de Santos, como também de outros portos subordinados na nossa área de jurisdição, como Paranaguá (PR) e São Sebastião. Com os navios, vamos completar essa implantação e estender e intensificar ainda mais as nossas tarefas”.


Novo cargo


Ex-comandante do Grupamento, Carlos Marden assumirá o posto de chefe do Estado-Maior do 8º Distrito Naval, na Capital, uma função de assessoria direta ao comando. Mas promete manter um olhar especial para a unidade instalada no cais santista. 


“Essa nova organização militar veio para ampliar a presença da Marinha na região. Assim, a gente amplia e intensifica a fiscalização das normas da Autoridade Marítima no Porto de Santos”, destacou o ex-comandante. 


Logo A Tribuna
Newsletter