Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste receberá reforço

Instalada no Porto de Santos, unidade ganhará seu primeiro navio de grande autonomia em fevereiro

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  07/01/19  -  09:09
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, instalado no Cais da Marinha, no Porto de Santos, receberá o seu primeiro navio no próximo mês. Com ele, serão deslocados cinco oficiais e 25 praças, que ficarão sediados entre os armazéns 27 e 29 do cais santista.


Trata-se do navio-patrulha Guajará, da classe Grajaú, que tem autonomia para permanecer 10 dias em alto-mar. Ele vai permitir ações de patrulhamento a cerca de 200 milhas náuticas (o equivalente a 370 quilômetros da costa), alcançando a região das plataformas de petróleo.


A informação é do capitão de fragata Carlos Marden Soares Pereira da Silva, comandante do Grupamento de Patrulha. Segundo o oficial, com o Guajará, será possível realizar atividades de patrulha naval que hoje ainda não são feitas na região.


“Atualmente, o patrulhamento é feito com embarcações pequenas no mar territorial e nas águas interiores, contra ilícitos transfronteiriços, transnacionais e ambientais. A patrulha naval é mais ampla. Tem um comandante de um navio que pode dar uma ordem de parada de um navio. Pode dar tiro de advertência para cima, para a água ou até para afundar o navio”, destacou o oficial.


De acordo com o capitão de fragata, o navio-patrulha Guajará virá do Rio de Janeiro e sua tripulação já tem alojamento garantido em um prédio localizado em Guarujá. As residências foram cedidas pela Força Aérea.


“Vamos conseguir cobrir além das 12 milhas náuticas, na região das plataformas. Recebemos diariamente uma série de denúncias de pesqueiros se aproximando, de navios de esporte e recreio se aproximando em um perímetro de segurança e operacional. Muitas vezes, uma embarcação dessa acaba parando a operação de uma plataforma”, afirmou o comandante.


Equipe do Grupamento concentra a atuação no mar territorial e nas águas interiores, como no canal de acesso ao Porto de Santos
Equipe do Grupamento concentra a atuação no mar territorial e nas águas interiores, como no canal de acesso ao Porto de Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Posteriormente, ainda sem data definida, será a vez de um navio da classe Macaé chegar ao Porto de Santos para atuação no Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste. Com isso, será ampliado o efetivo da unidade, que hoje conta com 48 militares.


O Grupamento já opera duas embarcações do tipo aviso-patrulha, o Barracuda e o Espadarte, que têm pequeno porte e foram modernizados para atuarem na região. Eles fazem o monitoramento de áreas mais próximas da costa, como o canal de navegação do Porto de Santos.


“Os primeiros meses de atuação do Grupamento foram dedicados à execução de tarefas de patrulhamento e defesa do Porto, realizando ações ostensivas no canal, desde o terminal de Cubatão até a área de fundeadouro dos navios mercantes e na faixa costeira dos municípios de São Sebastião, Cananeia e Paranaguá (PR), coibindo, assim, possíveis infrações cometidas no mar territorial e nas águas interiores no entorno do Porto, no litoral de São Paulo e do Paraná”.


Grupo de mergulho


“Também, a partir do ano que vem, iremos receber nosso grupo de mergulho e resgate, composto de 4 militares mergulhadores habilitados a realizar socorro e salvamento e busca subaquática a embarcações que venham a naufragar”, destacou o oficial.


Segundo o comandante do Grupamento de Patrulha Naval, ainda está prevista a transferência de uma lancha blindada. Isto deve acontecer assim que as atividades da embarcação sejam concluídas em outras unidades da Marinha.


Logo A Tribuna
Newsletter