Governo agenda leilão de novos terminais do Porto de Santos

Ministério prevê investimentos de R$ 420 milhões com a implantação das instalações

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  09/05/20  -  22:06
Grupo Libra arrendou 3 terminais de contêineres e carga geral no Porto de Santos nas últimas décadas
Grupo Libra arrendou 3 terminais de contêineres e carga geral no Porto de Santos nas últimas décadas   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Os dois novos terminais de celulose do Porto de Santos serão leiloados em 28 de agosto. Os editais do STS14 e STS14A foram publicados nesta sexta-feira (8). O Governo Federal estima que, juntas, as duas instalações recebam investimentos de R$ 420 milhões da iniciativa privada. 


Conforme os editais, os contratos de concessão terão duração de 25 anos. As duas áreas a serem arrendadas eram ocupadas anteriormente pelo Grupo Libra, no Macuco e na Ponta da Praia. 


As estimativas do Ministério da Infraestrutura apontam que as outorgas devem girar em torno de R$ 110,9 milhões. Com os dois terminais, o Porto de Santos ampliará sua capacidade para armazenagem de celulose em 248,8 mil toneladas. 


Além disso, juntas, as duas futuras instalações terão capacidade para movimentar cerca de 5 milhões de toneladas de celulose por ano. Este é o dobro da demanda verificada em 2019. 


O STS14 fica no Macuco, em uma área de 44,5 mil metros quadrados. O futuro terminal será atendido por dois berços, com extensão de cerca de mil metros. 


A empresa vencedora do leilão deverá realizar investimentos, como a construção de um armazém e a aquisição de pontes rolantes para propiciar o descarregamento ferroviário de uma composição de 67 vagões com 88 toneladas cada, em, no máximo, 8,5 horas, por exemplo. 


O arrendatário do lote STS14A terá uma área de 45,1 mil metros quadrados. Além de construir um armazém e realizar investimentos que permitam o mesmo descarregamento ferroviário do outro terminal, o investidor deverá adquirir equipamentos que possibilitem a remessa de embarque, do armazém para o cais, de, no mínimo, 25 mil toneladas por dia. 


“A publicação dos editais é o primeiro grande marco para a implementação de uma nova lógica de otimização do uso de áreas no Porto de Santos. A nova estratégia do Porto é a clusterização das operações, com ganhos de escalas pela concentração de operações de mesma vocação em áreas específicas do porto”, afirmou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni. 


O executivo sustenta que, com as melhorias estruturais previstas nos acessos ferroviários, haverá maior integração com as linhas dos concessionários ferroviários que se conectam ao Porto, que têm sido objeto de investimentos bilionários. “O transporte da celulose nesses terminais será 100% sobre trilhos”, diz Piloni. 


O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Fernando Biral, destaca a possibilidade de mais empregos e renda na região. “Com essa iniciativa, o Porto de Santos reforça o compromisso com a modernização e desenvolvimento econômico, ampliando a infraestrutura do principal corredor de exportação de celulose no país. Estamos certos da atratividade desses empreendimentos à iniciativa privada e de sua contribuição no processo de recuperação econômica do Brasil”.


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