Exportadores de café estão preocupados com a falta de brometo de metila

Composto químico é usado para proteger a carga de pragas após a colheita

Por: Da Redação  -  17/12/20  -  11:47
Complexo santista exportou 23,5 milhões de sacas de 60 kg de café nos primeiros nove meses do ano
Complexo santista exportou 23,5 milhões de sacas de 60 kg de café nos primeiros nove meses do ano   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Os exportadores de café estão preocupados com a falta de brometo de metila para fazer a fumigação dos grãos. O gás protege a carga de pragas após a colheita, e até que chegue ao destino. A situação é reflexo dos recordes de vendas de café, o que fez aumentar a demanda pela substância. A Associação Comercial de Santos (ACS) revela que duas cargas do composto químico foram importadas e estão para chegar ao Porto de Santos, uma neste mês e outra na segunda quinzena de janeiro de 2021. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O assunto surgiu no dia 9, em reunião da Câmara de Exportadores de Café da ACS, liderada pelo coordenador Ronald Pires de Moraes, e teve encaminhamento na última terça-feira (15). À entidade, o chefe de serviço de vigilância agropecuária de Santos (Vigiagro), André Minoru Okubo, informou que “Caso (o elemento) entre para inspeção física, dentro das possibilidades faremos o possível para agilizar (a liberação da carga)”.


A reunião virtual com Okubo teve a participação do vice-presidente da ACS, Ronaldo Taboada, e Moraes, que orientou: “A gente sabe que a notícia não é muito boa (pela falta do brometo de metila) porque é preciso passar por todo um processo (burocrático) até usar o produto. Por isso, é importante que os exportadores que vão utilizar o brometo fiquem em alerta”.


Certificado fitossanitário
Outro ponto abordado na reunião com Okubo foi o tempo para a emissão do certificado fitossanitário, que atesta a segurança da carga (sem pragas e riscos) para o embarque e exportação. De acordo com Moraes, exportadores de café informaram que o processo tem variado entre sete e 10 dias a partir da solicitação. 


Em resposta à ACS e à Reportagem, o chefe do Vigiagro informou que há algumas semanas o indicador chave de desempenho (KPI) do setor chegou a cinco dias para a emissão. Ele explicou que o excesso de demanda com a exportação de commodity agrícola sobrecarregou os processos atuais. 


Okubo informou, ainda, ter solicitado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) auxílio remoto, o que resultou em uma maior agilidade na emissão – neste momento leva três dias. 


Logo A Tribuna
Newsletter